Serviço acontece através da parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, e a empresa Torre

Na manhã desta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), em parceria com a empresa de gestão de resíduos Torre, deram continuidade à fiscalização, limpeza e remoção de resíduos do mangue no povoado Calumbi.

Com o objetivo de manter limpo o meio ambiente e sensibilizar a população dos cuidados que devem ser tomados a respeito do local, a retirada dos resíduos está sendo realizada no mangue do povoado Calumbi, que fica próximo a viveiros de camarão e peixe da região.

A ecóloga e coordenadora de fiscalização da Semma, Luana Gila, falou um pouco sobre a importância da ação. “Muitos pescadores tiram o sustento desse ambiente e muitas vezes se deparam com o lixo, então nós estamos fazendo essa limpeza para encaminhar todos esses resíduos para a Torre, onde receberão o tratamento adequado”, comentou.

Luana também comentou sobre a mesma ação que aconteceu no ano passado. “Ano passado nós fizemos a limpeza desse mesmo mangue aqui no Calumbi e fizemos a retirada de quase 40 toneladas de resíduos. Então, é muito importante ressaltar que é essencial preservar o ecossistema para que essa quantidade de lixo diminua a cada ano”, declarou.

Por: Janaína Costa (Estagiária)

Fotos: Douglas (Estagiário)

Acessibilidade