As futuras mamães atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Heitor Dias, no conjunto Albano Franco, participaram, entre os dias 16 e 18 de setembro, de mais uma edição do Grupo de Gestantes. O encontro, realizado pela Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê ainda durante a gestação.

A enfermeira e coordenadora do grupo, Eliemary Dias, falou sobre a importância desse encontro para as gestantes. “Realizando o trabalho do pré-natal eu percebo muita dificuldade nas gestantes em relação aos cuidados com a gestação e com o recém-nascido, principalmente nas gestantes do primeiro filho. Aqui oferecemos não só a palestra mas também a vivência prática, e momentos de descontração”, afirma.

As gestantes participaram de uma roda de conversa sobre assuntos importantes para o período de gravidez e puerpério, como a importância do pré-natal e exames regulares, a sexualidade durante a gestação, o aleitamento materno e os cuidados com a mama. As futuras mamães também receberam informações sobre os cuidados com a saúde bucal com a odontóloga responsável pela unidade.

Na terça-feira, dia 17, foi a vez de cuidar da saúde mental das mamães nesse período, a psicóloga Lenilva Aragão falou sobre a depressão pós-parto, que acomete até 25% das mães no Brasil. “As gestantes precisam saber que a partir de qualquer sintoma desconfortável é preciso procurar atendimento psicológico” explica a psicóloga.

As participantes receberam orientações da Assistência Social do município sobre os direitos e benefícios do governo para as gestantes e lactantes, assim como os deveres para a manutenção desses benefícios, a regularidade nas vacinações, pesagem e frequência escolar. Além das palestras as grávidas também receberam um ensaio fotográfico todo especial para registrar esse momento único em suas vidas, o resultado desse ensaio você confere na galeria aqui em baixo.

Confira a galeria de fotos do ensaio realizado com as futuras mamães:

Acessibilidade