A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou por intermédio da Coordenação do Sistema de Avaliação da Aprendizagem de Socorro (SAAS), no período de 08 a 10 de outubro, no Sesi do Marcos Freire, a Gincana Mais Saber. As escolas semifinalistas foram: EM Monoel Cunha, EM Mariana Prado Vasconcelos, EM Barquinho Amarelo, EM Nossa Senhora de Lourdes, EM Leonel Brizola e EM Izídio Marques de Melo , a etapa final está prevista para o próximo dia 18.

Conforme destaca Andreza Mattos, da Diretoria de Educação, a Gincana Mais Saber contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Os alunos investigam, julgam, argumentam e propõem, de forma participativa, consciente e solidária, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou a diretora.

Para a coordenadora da Escola Municipal Apulcro Mota, Jomara Santana, a atividade colabora no processo de ensino e aprendizagem. “A Gincana Mais Saber foi uma ideia magnífica, estimulante e com um propósito educacional onde as crianças aprendem ao mesmo tempo que se divertiram, a competição foi saudável. É visível que os alunos estavam animados e engajados nas tarefas propostas”, declarou.

Atividades

“As tarefas da Gincana proporcionaram aos estudantes vivências de momentos lúdicos, nos quais foram possíveis exercitar a competitividade, o espírito de equipe, o gosto pela aprendizagem, isto é, os estudantes mobilizaram conhecimentos e valores que se concretizaram em habilidades que estão inclusas nos Descritores das Matrizes de Referências de Língua Portuguesa e Matemática (SAEB/INEP)”, esclareceu Andreza Mattos.

Troca de experiências

Segundo o diretor da EM Leonel Brizola, Cizino dos Santos Filho, os estudantes estavam ansiosos para participarem das competições. “Essa iniciativa é importante pois, valoriza os alunos”, afirmou. A diretora da EM José Teixeira da Cruz, Maria José Oliveira Santos, também elogiou a organização do evento. “Quero frisar que estou encantada com o empenho dos alunos. Nossos estudantes demonstraram o que aprenderam ao longo do ano em sala de aula”, adicionou.

A estudante da EM Nossa Senhora de Lourdes, Emanuelle Vitória Silva Santos, destacou que a Gincana Mais Saber permitiu conhecer os colegas de outras unidades de ensino. “Eu adorei as provas, foi uma forma divertida de aprender”, disse.

 

Para Maria Eduarda dos Santos, aluna da EM Pedro Moreira, a Gincana Mais Saber promoveu a união de todos da turma. “Reconhecemos a importância do trabalho em equipe e envolvimento de todos”, declarou.

Preparação para o Saeb

A Gincana Mais Saber é destinada aos estudantes das turmas dos 5° anos que serão submetidos à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Confira a galeria de fotos:

Acessibilidade