Equipes estão realizando a vacinação domiciliar dos cidadãos maiores de 60 anos

Buscando preservar a saúde dos cidadãos socorrenses, com mais de 60 anos, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a vacinação domiciliar dos idosos contra a Influenza (H1N1). A campanha de vacinação foi adiantada pelo Ministério da Saúde em todo território nacional, e desde a última segunda-feira, 23, as equipes de imunização já realizaram a vacinação de milhares de idosos e profissionais da saúde em todo município.

Nessa primeira fase foram enviadas ao município 7.800 doses da vacina, quantidade esta já distribuída para a população. “Essa é uma quantidade ainda baixa, se comparada ao total de doses que temos que aplicar para cumprir as metas estipuladas pelo Governo Federal. Nesta primeira semana de vacinação realizamos uma verdadeira força tarefa para distribuir as vacinas. Agora vamos aguardar o envio de mais doses da vacina para que possamos seguir imunizando aqueles que mais precisam”, afirma Clécia Carvalho, diretora da Atenção Básica de Nossa Senhora do Socorro.

A vacinação foi levada pelas equipes aos quatro cantos do município, seguindo o cronograma montado pela SMS, através dos cadastros realizados pelos Agentes de Saúde e também pelas solicitações recebidas pelos números 99879-4829 ou 98802-7317. “E importante que a população tenha calma, pois responderemos e atenderemos a todos. Precisaremos suspender os trabalhos de vacinação, enquanto aguardamos a reposição do estoque pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que também depende do envio do Governo Federal. Essas quantidades estão ainda em baixa, pois devido a Pandemia a campanha precisou ser adiantada”, explica Clécia.

E quem recebeu a visita das equipes de saúde no conforto da sua casa elogiou o trabalho da Prefeitura e a atenção das equipes. “Minha mãe tem 85 anos e dificuldade de locomoção, sair com ela de casa e bastante complicado, ainda mais com o risco de se contaminar com o Coronavírus. Sou muito grata a Prefeitura, por poder vacinar ela em casa, com tranquilidade e conforto”, declara, Rosimari de Oliveira Souza.

O senhor Edson de Souza, de 63 anos, também recebeu a visita das equipes e destacou o quanto ações como essas fazem a diferença. “Pra mim, que faço parte da zona de risco por contaminação do Coronavírus, e muito importante não precisar sair de casa pra ir até um posto de saúde para me vacinar. Isso mostra que a Prefeitura está preocupada em garantir a saúde das pessoas. Estão todos de parabéns”.

Já Kelly Roberta Alves, solicitou a presença das equipes para vacinar sua mãe e sua tia. “Eu acompanho sempre às publicações da Prefeitura, pra me informar sobre os acontecimentos, e estou me surpreendendo com tantas ações para combater o Corona. Entrei em contato pelos números disponíveis e estou muito feliz em receber as equipes aqui na minha casa. Está sendo muito difícil manter os idosos em casa, então quanto menos motivos tivermos para que eles precise sair, melhor”, afirmou.

“Estou muito satisfeita de poder ser vacinada em casa. Quanto menos nós, idosos, ficarmos em casa, melhor. Todo cuidado e pouco”. (Maria Farias de Andrade, 61 anos)

“Sempre tomo a vacina, mas esse ano estava com medo de sair de casa e ir no posto de saúde. Foi ótimo poder ser vacinada em casa”. (Necy Maria dos Santos, 82 anos)

“Já trabalhei com saúde e sei o quanto esse cuidado e carinho fazem a diferença. Estão todos de parabéns”. (Maria Augusta Ribeiro de Albuquerque, 78 anos)

Por: Gabriele Frades

Imagens: João Brasil e equipes da SMS

Acessibilidade