Prefeito de Nossa Senhora do Socorro e secretários municipais visitam a Escola Municipal José do Prado Franco

O Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo Luís da Silva, acompanhado pela secretária municipal de educação, professora Josevanda Mendonça Franco, e pelo o secretário de  comunicação, Renato Nogueira, na manhã desta terça-feira, 16, visitou a Escola Municipal José do Prado Franco. Na oportunidade, o representante do poder executivo percorreu todas as instalações da unidade de ensino recém reformada.
Durante a visita, Padre Inaldo dialogou com a comunidade escolar e reforçou o compromisso com a melhoria educação da Rede Municipal de Ensino.  De acordo com ele, educação é prioridade em sua gestão e já conta com significativos avanços.
“Somente através da educação é possível transformar para melhor a nossa sociedade. Estamos investindo, já entregamos três creches e vamos entregar mais uma no Conjunto Fernando Collor. Além disso, tivemos uma boa avaliação do Sintese, estamos pagando o piso do professor, existe a valorização dos docentes e também dos servidores”, ressaltou Padre Inaldo.
Para a secretária, é de extrema importância oferecer aos estudantes um local mais agradável e aconchegante. “Além pensarmos na proposta pedagógica, o nosso objetivo é que os socorrenses contem com unidades de ensino com uma boa infraestrutura e que tenham projeto arquitetônico que possa colaborar na eficácia do processo de ensino e aprendizagem”, salientou Josevanda Mendonça Franco.
Segundo o diretor, Josenaldo Ferreira Souza, o apoio da Prefeitura, por meio das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é fundamental para a execução de um bom trabalho. “Percebemos uma atenção e acolhimento por parte da Semed. Para nós, que somos educadores, é gratificante perceber esses avanços na educação do município”, disse.
Escola Municipal José do Prado Franco
 
A unidade de ensino conta com aproximadamente 1.190 estudantes matriculados. Recentemente, o prédio da Escola Municipal José do Prado Franco passou por reforma, revitalização e melhorias. Foi construído um refeitório no local, há uma recepção na entrada, houve pintura nas paredes das 12 salas e em toda a escola. Além  do telhamento,  esquadraria, troca da vidraçaria e revisão das instalações elétricas.
Por: Lívia Lessa
Fotos: Antônio Carlos

Mais de 2.000 atendimentos foram realizados durante a segunda edição do programa “Prefeitura de Socorro em Ação”

Balanço apresentado pela Prefeitura de Socorro aponta que a área da saúde foi a mais procurada pelos moradores da Piabeta

É com o objetivo de levar mais cidadania e prestar um maior número de serviço para as comunidades socorrenses que a Prefeitura de Socorro vem mobilizando todas as secretarias municipais e formando parcerias com instituições privadas para realizar o programa “Prefeitura de Socorro em Ação”. Até o momento, foram realizadas duas edições, sendo a primeira no conjunto Jardim e a segunda na Piabeta.

Na última edição, realizada no dia 30 de março, na Piabeta, foram ofertados serviços na área da saúde, assistência social, trabalho, beleza e atendimento jurídico, o que representou um total de 2.196 atendimentos realizados no dia.

Assim como na primeira edição, os serviços na área da saúde foram os mais procurados pelos socorrenses com um total de 1.332 atendimentos. Destacam-se a realização de 252 testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, ambos com 210 atendimentos. Além de terem sidos prestados durante o programa, os serviços também são realizados diariamente nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Além dos corriqueiros movimentos realizados pela Secretaria de Trabalho em prol dos desempregados, na segunda edição foram realizados mais de 120 atendimentos, entre cadastro de cursos e empregos para os cidadãos.

As parcerias formadas pela Prefeitura com empresas privadas e instituições também renderam grandes resultados, a exemplo de contar mais uma vez com a assistência da Igreja Universal que liderou os serviços de beleza com os mais de 106 cortes de cabelo e higienização facial com 48 atendimentos. Já a parceria com a Universidade Estácio de Sá resultou em 385 atendimentos, com destaque para estética e fisioterapia.

Convite

Com expectativa de atender todos os contos do município, a próxima comunidade a ser beneficiada através do programa “Prefeitura de Socorro em Ação”, será no Sobrado, em data e horário a ser brevemente divulgado pela gestão municipal.

Por: Bruna Evelyn

Mais de 500 pessoas comparecem à IX Conferência Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro

Este ano o tema central foi “Democracia e Saúde: Humanização e Acolhimento no SUS”

Com a presença de mais de 500 pessoas, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores e funcionários da Saúde, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira, 15, na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a IX Conferência Municipal de Saúde que teve como tema central “Democracia e Saúde: Humanização e Acolhimento no SUS”.

O encontro iniciado pela apresentação do Grupo Só Baião, do Caps Infanto-Juvenil São Domingos Sávio, seguido do teatro realizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) que narrou os 30 anos da história do SUS, teve como objetivo propor o debate, de forma a reafirmar a saúde como um direito universal, propor melhorias e o acesso humanizado das demandas da saúde aos usuários.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos, a conferência municipal serve como preparação para a estadual e nacional que, este ano, acontecem no mês de agosto, em Brasília “Os planos municipais de saúde são feitos mediante propostas elaborados pelos municípios, que tem por obrigação monitorar a sua situação atual e propor medidas de avanços. A conferência de Socorro é fundamental porque é um dos polos mais importantes do Estado devido a sua proximidade com Aracaju e pela quantidade de moradores”, disse.

Durante conversa com o público presente, o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, apresentou dados e avanços da saúde municipal, a exemplo da valorização ao servidor, aumento no número de consultas médicas, testes rápidos, exames, das visitas dos agentes comunitários e visitas puerperais. “Esse é um momento ímpar para discutir as políticas públicas, de rever novas práticas, e um momento aberto para que qualquer um venha participar, apresente duas propostas e contribuia junto com a gestão do crescimento no nosso município. Temos consciência de que ainda há o que melhorar”, declarou.

O prefeito Padre Inaldo reforçou o compromisso em melhorar a saúde pública municipal e da importância de tratar o tema. “Não adianta trabalhar sem saber o que precisa ser melhorado, por isso esse é um momento importante para fazermos uma avaliação do que foi positivo durante esses dois anos de gestão e do que precisamos melhorar, além de ser uma forma de nos aproximarmos da população e ouvir os seus anseios”, disse o gestor municipal.

Acompanhada pela irmã Maria Joana, a moradora do conjunto Marcos Freire 2 afirma que para a saúde melhorar, é preciso ouvir todos os lados: profissionais, gestores e usuários. “Todo mundo sabe que o Sus precisa melhorar, mas a daqui de Socorro não tenho muito o que reclamar porque minha irmã é muito bem atendida no Caps, nunca faltou remédio e nunca foi destratada, muito pelo contrário. Viemos para tentar ajudar de alguma forma”, declarou Eliete Maria.

Presenças

Compareceram à conferência os secretários Alessandro Santos (Semtrab), Maria do Carmo (SMAS), David Lopes (SMAP) e Josevanda Franco (Semed), a superintendente do Hospital Regional, Iza Conceição, o coordenador da Defesa Civil, Emerson Morais, o deputado estadual Samuel Carvalho e representantes dos municípios de Pacatuba e Ribeirópolis. Além destes, também estiveram presentes os vereadores João Mochila, Robson e Conceição da Millenium.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Trabalho realizado por grupo formado por técnicos da Semed incentiva o hábito da leitura

O mês de abril conta com datas alusivas ao incentivo à leitura: Dia Internacional do Livro Infantil, 2; o Dia Estadual do Livro, 7; o dia Nacional do Livro Infantil, 18; e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, 23. Para celebrar as datas e as ações de fomento ao hábito da leitura, o Grupo “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo”, inicia as atividades nas unidades de ensino da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

O “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” é formado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As apresentações contam com leitura, contação de história, música, dança, diversão e muito aprendizado.

A coordenadora do grupo, Fátima Beatriz Colares, informa que o retorno às atividades, neste mês de abril, conta com a apresentação “O que tem dentro de um livro”. De acordo com ela, com apenas um ano de existência o “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” já é referência quando o assunto é incentivo ao hábito da leitura. “Eu sou professora da rede municipal de ensino e já atuo com contação de história há mais de 15 anos. Em 2018, a secretária de educação, na época era a professora Marieta Barbosa Oliveira, me convidou para realizar este trabalho na Semed com o intuito de incentivar o hábito da leitura de forma lúdica”, relembra.

Tecendo História no Lugar Onde Vivo

O projeto “Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo” foi pensado com o objetivo de incentivar a leitura por meio da contação de histórias e mediação de leitura. O grupo iniciou suas atividades em fevereiro de 2018 fazendo visitas às escolas do município de Nossa Senhora do Socorro.

“A escola além de ensino, faz educação e por meio deste trabalho do ‘Tecendo Histórias no Lugar Onde Vivo’, ou seja, dos grupos que utilizam recursos de natureza pedagógica, podemos alcançar canais de aprendizagem e colaborar na obtenção de conhecimento dos alunos. Combinar a arte com educação é aguçar sentidos. Sendo assim, essa junção é importantíssima para a formação das crianças e adolescentes”, elogia a secretária de educação, professora Josevanda Mendonça Franco.

Importância da contação de histórias

“A forma lúdica de apresentar o livro desperta o interesse pela leitura. Dessa maneira, há um enriquecimento do vocabulário e incentiva a criatividade dos alunos. Como educadores devemos reconhecer a importância de utilizarmos a oralidade como raiz de toda uma cultura. Uma árvore sem raiz ela não sobrevive e ao fazermos essa analogia percebemos, assim, como a raiz, a contação de história deve ser preservada” explica Fátima Beatriz Colares.

Para Júlia Caianara, o trabalho do grupo colabora no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com ela, com apenas um ano de atuação “Tecendo Histórias no Local Onde Vivo” já ganhou visibilidade. “No ano passado nos apresentamos em todas as escolas que ofertam o Ensino Fundamental Menor. Por intermédio da contação de história, teatro, música existe um incentivo para que as crianças tenham contato com o livro e todo este universo da leitura. Muitas vezes fortalecemos o trabalho que já é realizado na unidade de ensino”, afirma, ao comentar que o apoio dos técnicos e da secretária é fundamental.

Compartilhando de mesma opinião, Marzio Cardoso, ressalta que a arte é um meio que colabora para a formação das crianças e adolescentes. “A música faz com que o conteúdo do livro ganhe movimento na imaginação dos alunos. Além disso, ajuda a desenvolver as habilidades dos estudantes. Realizamos oficinas com os pais e também com os docentes”, destaca, ao informar que com o projeto muitos professores também descobriram que são excelentes contadores de histórias.

Comunidade Escolar elogia a iniciativa

A diretora da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no Povoado Sobrado, Ana Vieira, parabeniza a atuação do grupo. “A criança aprende de forma lúdica e essa atividade do ‘Tecendo História no Lugar Onde Vivo’ fortalece ainda mais o trabalho realizado nesta unidade de ensino”, observa.

A pequena Anny Gabriele dos Santos Boaventura, aluna do 3° ano da Escola Municipal Santa Terezinha, não disfarçava a empolgação ao comentar o quanto gostou da apresentação do grupo. “A atividade foi muito legal, pois teve muitas histórias e músicas. Eu amo música”, disse.

Já Wesley de Jesus Santos, aluno do 3° ano da Escola Municipal Santa Terezinha, comentou que espera que o grupo visite mais vezes a sua escola. “Gostei muito da apresentação. Quero dedicar mais tempo da vida ao hábito da leitura”, finaliza.

 

Por: Lívia Lessa

Mais cidadania: Prefeitura recebe novos aparelhos que auxiliarão o trabalho dos conselheiros tutelares do município

Na manhã deste sábado, 13, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro foi contemplada com a entrega de quatro kits completos para aparelhamento dos Conselhos Tutelares do município. Compostos por carros 0km, refrigeradores, bebedouros, computadores e impressoras, os kits vão melhorar ainda mais os serviços prestados pelos conselhos à população socorrense.

Os kits, que foram conquistados a partir de emendas parlamentares destinadas ao município por meio da intervenção dos ex-deputados André Moura e Jony Marcos, e entregues em solenidade ocorrida nesta manhã, pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

O prefeito Padre Inaldo comemorou a chegada dos kits ao município. “Estamos muito felizes em receber mais esse benefício para o município de Nossa Senhora do Socorro. Queremos agradecer de forma especial aos ex-deputados federais André Moura e Jony Marcos, que tanto fizeram para o desenvolvimento do nosso município. É dessa forma que vamos trabalhar cada vez mais pelo povo de Socorro, oferecendo mais dignidade aos profissionais e mais cidadania ao povo”, declarou o gestor.

A secretária da Assistência Social, Carminha frisou a importância desta conquista para os Conselhos. “Eles representam uma conquista e um avanço muito grande, para a gestão do prefeito Padre Inaldo e para todos nós que fazemos a secretaria da Assistência Social, porque recebemos os conselhos sem carros e o prefeito foi sensível em fazer a locação dos veículos para facilitar nosso trabalho. Agradecemos a todo apoio dos ex-deputados, pois esses kits chegam em excelente hora para somar ao trabalho que já e realizado por nós diariamente”, comemorou a secretária.

Mais um obra concluída: Após reforma e ampliação, UBS é entregue à comunidade do Mutirão

Solenidade de entrega da UBS Josafá Mota de Souza ocorreu na manhã desta sexta-feira,12

Após uma grande reforma e ampliação em sua estrutura, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), devolveu à comunidade do Mutirão do conjunto João Alves, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Josafá Mota de Souza. A solenidade realizada nesta sexta-feira, 12, reuniu população e autoridades.

O prédio, totalmente reformado e moderno, foi contemplado com serviços hidráulicos, pintura, troca de piso e iluminação. Além da reforma, foram ampliadas as salas de exames de lâmina, reunião, almoxarifado, central de material e esterilização, depósito de lixo contaminado e comum, sala de estabilização, arquivo e salas de consultórios. Para garantir o total atendimento aos usuários, também foram adquiridos novos equipamentos e materiais de trabalho.

“Nós estamos entregando essa belíssima obra, onde serão realizados curativos, vacinas, imunização, odontologia, exames de citologia, salas de aerossol e farmácia. Aqui temos uma estrutura nova que dará maior qualidade de vida para os usuários. A administração do prefeito Padre Inaldo mostra serviço e dá dignidade ao povo”, declarou o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.

Encerrando a cerimônia, o prefeito Padre Inaldo agradeceu a todos que participaram da reforma, enfatizando ser uma conquista de grande significado tanto para os usuários quanto para a gestão, ao possibilitar que a comunidade seja acolhida num ambiente moderno, funcional e com capacidade para realizar atendimentos. “É preciso honrar aquilo que Deus nos confiou. Meu trabalho foi iniciado no Mutirão e hoje entregamos à comunidade um posto ampliado e reformado. Estamos vendo a felicidade do povo e dos profissionais que prestam serviço que agora poderão trabalhar no espaço com dignidade”, disse o gestor municipal.

A partir da próxima segunda-feira, 15, os atendimentos já serão realizados no novo prédio de forma digna e aconchegante para os usuários que há anos solicitavam melhores condições de atendimento e estrutura da unidade.

Recepção

Uma das pioneiras na unidade de saúde, a enfermeira Roseli Alves revela que, com a reforma, os profissionais terão uma motivação a mais para atingir a excelência no atendimento. “Está sendo um dia muito importante para mim e para nós profissionais, porque já vimos muitas coisas e me angustiava presenciar o sofrimento da população e não termos uma condição estrutural digna. Hoje estamos com uma nova estrutura e posso falar pelos meus colegas que estamos gratos e felizes com a nova unidade”, revelou.

Moradora desde a fundação da comunidade, Bárbara Moura não escondeu a felicidade ao presenciar mais uma obra finalizada e entregue aos moradores do Mutirão. “Aqui antes era horrível, infraestrutura péssima e banheiro em péssimas condições de uso. E hoje é gratificante chegar em um local confortável e bem arejado. Só temos a agradecer o prefeito Padre Inaldo e toda a equipe”, disse.

Investimento

Com investimento aplicado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e recursos próprios do município, a obra orçada em R$816.937,26, passa a ter 564,43 m² de área construída e 400,21 m² de área pavimentada.

Presenças

Compareceram à cerimônia de entrega o vice-prefeito Betinho, os ex-deputados federal Jony Marcos e Pastor Heleno, o coordenador da Defesa Civil, Emerson Morais, os secretários Hallison de Sousa, Carlos Mendonça, Francisco Carlos, David Lopes, Renato Nogueira, Josevanda Franco, Bruno Henrique, Francisco Nascimento, Natan Reis, Maria do Carmo, Alessandro Santos, Iraci Lima, e Valter de Souza. Também estiveram presentes os vereadores Gel, Eliel Felipe, Leozinho, João Mochila e a procuradora do município Viviane Sobral.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Antônio Carlos

Estudantes da Rede Municipal visitam Oceanário

Estudantes da Rede Municipal visitam Oceanário

Os alunos das escolas municipais Nair Menezes dos Santos e Luana Rollemberg, na manhã desta quinta-feira, 11, realizaram uma vista ao Oceanário de Aracaju na Orla de Atalaia.

Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a fauna marinha e o ecossistema do litoral sergipano. Além disso, os alunos assistiram palestras e aprenderam também com as exposições.

A técnica da Diretoria de Educação, da Secretaria Municipal de Nossa Senhora do Socorro (Semed), Nayra Gorete Viana, informou que entre os meses de maio e junho, aproximadamente, 800 estudantes visitarão o Oceanário.

“A iniciativa favorece a sensibilização da comunidade estudantil na conservação do ecossistema marinha e também das riquezas do Rio São Francisco. Por meio das visitas é possível levar esse aprendizado para a sala de aula e promover debates sobre o assunto”, disse.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro promove Feira do Peixe

Atenção socorrenses!

Nos próximos dias 17 e 18 de abril a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realizará a Feira do Peixe, a fim de facilitar a compra de pescados pelos cidadãos socorrenses devido às comemorações da Semana Santa.

A feira acontece das 06h às 12h, no Mercado Municipal José do Prado Franco, localizado no Conjunto João Alves.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro!

Trabalhar, Acolher e Servir!

Prefeitura de Socorro atinge mais de 90% da área gradeada para o plantio de milho verde

Apoio técnico para os carcinicultores também é intensificado pela gestão municipal

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), atingiu um feito importante para o município, em especial, para os produtores de milho: mais de 90% da área gradeada foi alcançada para o plantio de milho verde.

Recentemente, o município entregou para os pequenos produtores rurais cerca de uma tonelada de sementes de milho, que serão utilizadas para a comercialização e consumo próprio. “A nossa intenção é alavancar a produtividade e possibilitar que, principalmente entres os meses de junho e julho, que é o período de maior consumo, os produtores tenham uma renda extra e também venham servir para o próprio consumo”, declarou o secretário da SMAP, David Lopes.

Ainda esta semana é esperada a finalização da preparação do solo dos produtores do povoado Lavandeira. A expectativa do município é atender 100% da área destinada para o plantio.

Assistência

Em constante atividade desde o início da atual gestão, o setor responsável pela área de pesca da SMAP, também vem intensificando a assistência prestada aos produtores de camarão do município.

O apoio e suporte técnico prestado aos produtores vem surtindo efeito positivo, como é possível observar pela qualidade e tamanho dos camarões. De acordo com David, a expectativa é de alta produtividade para os próximos meses.

A assistência é prestada de forma totalitária para os produtores socorrenses distribuídos nos povoados Aratu, Porto Grande, Calumbi, conjunto Fernando Collor, Piabeta, Taiçoca de Fora e de Dentro.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: SMAP

Prefeitura intensifica serviços de iluminação pública no município

Com o objetivo de minimizar os transtornos causados pela falta de iluminação pública,  a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), vem realizando um trabalho especial que prioriza a qualidade de vida e a promoção de uma maior sensação de segurança para os cidadãos socorrenses. através da manutenção da iluminação das vias públicas.

Um dos locais que recebeu na última semana a equipe da Via Reta, empresa que presta serviços para  iluminação pública do município, foi o povoado Santa Cecília, onde foram instaladas novas luminárias, braços e reatores em vários postes da comunidade. O coordenador da iluminação pública do município, Neilson Juvêncio, detalha como foi feito o serviço.

“Esse trabalho foi feito em atendimento a um pedido antigo da comunidade, que sofria com a falta de iluminação e consequentemente com a violência. Entramos em contato com a empresa de iluminação e instalamos luminárias, braços, reatores e relês em 55 postes”, relata.

Ainda de acordo com o coordenador, os serviços vem contribuindo com uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. “Esse serviço contribui com diversas melhorias, além de facilitar o tráfego pela rua, protegendo de assaltos e valorizando a comunidade”, completa.

Por: Wallison Oliveira
Fotos: Edilson Menezes
Acessibilidade