UBS José do Prado Barreto realiza comemoração do Dia das Crianças

Saúde e alegria foram as palavras de ordem na manhã desta terça-feira, 15, na Unidade Básica de Saúde (UBS) José do Prado Barreto, na Piabeta, onde foram realizadas as atividades relativas ao Dia das Crianças.

Promovido pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde, o evento contou com informações sobre a saúde bucal infantil, passadas de forma lúdica por meio da peça teatral “As três porquinhas” salientando os cuidados com a escovação e uso do fio dental.

A dentista Thaysa Monteiro explicou que atividades desse tipo ajudam a conscientizar melhor as crianças. “É necessário que desde cedo as crianças estejam cientes da importância dos cuidados com a saúde bucal e com teatro, música e brincadeiras educativas as crianças que além de aprender com maior facilidade também perdem o medo de ir ao dentista” afirma.

A auxiliar de enfermagem Anne Rafaelle, que diariamente aplica as vacinas na criançada da Piabeta, dessa vez colocou o sorriso na boca de todo mundo. Ela é animadora de festa infantil e aproveitou as férias para fazer todo mundo dançar, pular e brincar. “Tudo isso foi feito com muito amor pra essas crianças que por muitas vezes não tem a oportunidade de celebrar o dia das crianças, momentos como esse são um diferencial na vida da comunidade” explica.

E depois de tanta brincadeira as crianças merecem uma pausa para o lanche, não é mesmo? Pipoca, cachorro quente, sanduíche e algodão doce ajudaram as crianças a recuperar as energias.

A enfermeira e apoiadora da atenção básica Rani Kelly, que participou da ação, conta que a proposta é acompanhar o desenvolvimento das crianças. “Aqui elas recebem atenção e informação necessária para auxiliar a manutenção da sua saúde e com isso ficar mais próxima da unidade” conta.

Esse também é o pensamento da diretora da UBS, Joyce Mariane, para ela, eventos como esse fortalecem o vínculo entre a unidade de saúde e a comunidade. “Dessa forma a população nos vê como parceiros e não só como o local para procurar quando estão doentes, esse é o diferencial dessa gestão que faz juz ao lema: trabalhar, acolher e servir” ressalta.

Confira a galeria de fotos:

Vice-governadora visita creches do município e afirma: Creches socorrenses são modelo para todo o Estado

Ao lado do prefeito Padre Inaldo, Eliane Aquino visitou as  novas creches construídas em Nossa Senhora do Socorro

A semana começou com uma agenda diferenciada para o prefeito Padre Inaldo, que nesta segunda-feira, 14, junto com a secretária de Educação do município, Josevanda Franco, acompanhou a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, numa visita de reconhecimento as novas creches construídas no município. O objetivo da visita foi fazer com a que a gestora estadual conhecesse de perto a experiência de sucesso desenvolvida pelo município na educação infantil, pois o modelo aplicado na primeira infância em Socorro servirá de exemplo para as creches do Estado.

De acordo com o prefeito Padre Inaldo, é motivo de grande satisfação e orgulho saber que o trabalho desenvolvido nesses dois anos e 10 meses de gestão agora servirá de modelo para melhorar a educação das crianças em outros municípios.

“Investir em educação sempre foi a nossa prioridade, especialmente na educação infantil. É através do trabalho desenvolvido nas creches que essas crianças podem se desenvolver melhor e viver de forma mais humana. Além disso é graças às creches que estamos possibilitando às mães socorrenses a oportunidade de trabalhar e ter um local adequado para deixar seus filhos. Essa visita da vice-governadora nos mostra que estamos no caminho certo. Não poderíamos estar mais felizes e satisfeitos por saber que o trabalho que realizamos agora servirá de modelo para outros municípios”, comemorou.

Já a vice-governadora, Eliane Aquino, afirmou que não se deve pensar em educação como gasto, mas sim como investimento. “Quando fazemos o desenvolvimento adequado das crianças, de 0 a três anos, elas carregam esses conhecimentos e ensinamentos para o resto da vida. Precisamos formar cidadãos desenvolvidos e para isso não adianta investir apenas na educação após essa idade. A base tem que ser forte, o mais cedo possível. Não queremos creches para ser depósito de crianças, queremos desenvolver a educação infantil da melhor forma possível”, garante.

E parabeniza: “A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, e por isso eu fiz questão de conhecer de perto tudo o que aqui é realizado, porque usaremos o modelo pedagógico e arquitetônico existente nas creches de Nossa Senhora do Socorro, como exemplo a ser aplicado nas demais cidades sergipanas”, garante.

Roteiro

As visitas foram iniciadas com uma visita à sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), onde são desenvolvidos projetos educacionais, ligados à natureza com os estudantes socorrenses.

Em seguida a comitiva compareceu à EMEI Cido Capunga, que atende a mais de 300 crianças, e onde os pequenos socorrenses fazem cinco refeições de qualidade (no período integral), e são beneficiados por um projeto pedagógico que faz a diferença na primeira infância. Além de uma infraestrutura de excelência, a Cido Capunga emprega atualmente 54 socorrenses.

Já no Conjunto Marcos Freire I, a comitiva conheceu a EMEI Irmã Dulce, que nesta gestão passou por uma reforma total e radical para a sua melhoria. Toda uma estrutura de excelência para receber, acolher e alimentar muito bem as 205 crianças socorrenses matriculadas na unidade. O ciclo de visitas do dia foi finalizado na Escola municipal José do Prado Franco.

GMS apreendeu animais soltos em vias públicas do município

A ação foi realizada em conjunto com a PRF

Na madrugada deste domingo, 13, a Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS) realizou uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de recolher animais soltos em vias públicas do município e evitar possíveis acidentes.

A ação foi concentrada em todo Complexo Taiçoca, esta contou com uma equipe do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) e de uma equipe de policiais rodoviários, utilizando um caminhão boiadeiro.

Durante os trabalhos foram apreendidos 8 animais que estavam soltos em diversas vias do município. Os animais apreendidos foram encaminhados para a sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP).

Fonte: Ascom GMS

Prefeitura finaliza obras de calçamento em travessa do Conjunto Fernando Collor

Vários serviços estruturantes também foram realizados em outras localidades do município

 

Com o objetivo de dar continuidade ao cronograma de obras de melhorias das vias públicas do município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), finalizou nesta sexta-feira, 11, mais uma importante obra da gestão do prefeito Padre Inaldo.

Os moradores da Travessa Coletora, no conjunto Fernando Collor, já estão sendo beneficiados com o calçamento de toda a via, levando mais cidadania, conforto e dignidade aos cidadãos que transitam na localidade.

Além do calçamento da travessa, também estão sendo realizados nesta sexta, os serviços de drenagem nas ruas 08, 10 e 12 no Conjunto Fernando Collor e na rua Carlos Alberto Garcia Leite, na Taiçoca de Fora.

É a Prefeitura de Socorro garantindo melhorias efetivas à população.

Confira nossa galeria:

Gincana Mais Saber: Iniciativa promove troca de experiências entre os estudantes

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou por intermédio da Coordenação do Sistema de Avaliação da Aprendizagem de Socorro (SAAS), no período de 08 a 10 de outubro, no Sesi do Marcos Freire, a Gincana Mais Saber. As escolas semifinalistas foram: EM Monoel Cunha, EM Mariana Prado Vasconcelos, EM Barquinho Amarelo, EM Nossa Senhora de Lourdes, EM Leonel Brizola e EM Izídio Marques de Melo , a etapa final está prevista para o próximo dia 18.

Conforme destaca Andreza Mattos, da Diretoria de Educação, a Gincana Mais Saber contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Os alunos investigam, julgam, argumentam e propõem, de forma participativa, consciente e solidária, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou a diretora.

Para a coordenadora da Escola Municipal Apulcro Mota, Jomara Santana, a atividade colabora no processo de ensino e aprendizagem. “A Gincana Mais Saber foi uma ideia magnífica, estimulante e com um propósito educacional onde as crianças aprendem ao mesmo tempo que se divertiram, a competição foi saudável. É visível que os alunos estavam animados e engajados nas tarefas propostas”, declarou.

Atividades

“As tarefas da Gincana proporcionaram aos estudantes vivências de momentos lúdicos, nos quais foram possíveis exercitar a competitividade, o espírito de equipe, o gosto pela aprendizagem, isto é, os estudantes mobilizaram conhecimentos e valores que se concretizaram em habilidades que estão inclusas nos Descritores das Matrizes de Referências de Língua Portuguesa e Matemática (SAEB/INEP)”, esclareceu Andreza Mattos.

Troca de experiências

Segundo o diretor da EM Leonel Brizola, Cizino dos Santos Filho, os estudantes estavam ansiosos para participarem das competições. “Essa iniciativa é importante pois, valoriza os alunos”, afirmou. A diretora da EM José Teixeira da Cruz, Maria José Oliveira Santos, também elogiou a organização do evento. “Quero frisar que estou encantada com o empenho dos alunos. Nossos estudantes demonstraram o que aprenderam ao longo do ano em sala de aula”, adicionou.

A estudante da EM Nossa Senhora de Lourdes, Emanuelle Vitória Silva Santos, destacou que a Gincana Mais Saber permitiu conhecer os colegas de outras unidades de ensino. “Eu adorei as provas, foi uma forma divertida de aprender”, disse.

 

Para Maria Eduarda dos Santos, aluna da EM Pedro Moreira, a Gincana Mais Saber promoveu a união de todos da turma. “Reconhecemos a importância do trabalho em equipe e envolvimento de todos”, declarou.

Preparação para o Saeb

A Gincana Mais Saber é destinada aos estudantes das turmas dos 5° anos que serão submetidos à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Confira a galeria de fotos:

Saúde: Ação do Outubro Rosa é realizada em UBS do Conjunto Albano Franco

A mobilização está sendo realizada nesta quinta-feira, com o objetivo de atender à população feminina do município

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando, nesta quinta-feira, 10, mais uma ação do Outubro Rosa. O evento está acontecendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Heitor Dias Soares, no Conjunto Albano Franco, e conta com a realização de exames preventivos pela manhã, e uma oficina de beleza para as pacientes no horário da tarde.

Com o objetivo de levar às moradoras do município a oportunidade de realizar exames preventivos, como Papanicolau, exame de lâmina e o de toque rápido, a ação acontece durante todo o dia na UBS com o trabalho de médicos, enfermeiras e voluntários.

Eliemary Dias, a enfermeira responsável pela ação, comentou sobre os serviços realizados durante o dia. “Para a atração do público feminino, nós estamos proporcionando a realização de exames rápidos e os pedidos de mamografia e ultrassonografia mamária, além de uma oficina de beleza, na parte da tarde, com cabeleireiros, manicures e maquiadores voluntários”, declarou.

Uma das moradoras do conjunto que compareceu à mobilização, Maria Neuza, falou da importância da ação. “Essa ação é muito importante para nós mulheres, porque muitas esquecem de fazer os exames e uma oportunidade como essa facilita o acesso aos procedimentos”, comentou.

A moradora, Genilda dos Santos, comentou sobre como a ação a ajudou. “Há alguns dias eu percebi uma mudança em um dos meus seios e me preocupei em saber o que é. Assim que vim aqui na UBS me falaram sobre essa ação do Outubro Rosa e hoje eu vim para realizar todos os exames. Agora só preciso esperar os resultados que saem ainda hoje. Essa ação facilitou muito o atendimento das mulheres do município”, declarou.

Professores da Rede Municipal de Ensino serão homenageados no seu Dia

Semed irá reconhecer o trabalho dos docentes com o Prêmio Ipê Amarelo – Professor do Ano 2019

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irá homenagear todos dos docentes da Rede Municipal com o Prêmio Ipê Amarelo – Professor do Ano 2019. A premiação acontecerá no Dia dos Professores, 15 de outubro, às 19h, no Teatro Atheneu e contará com um show da cantora sergipana Amorosa.

“Faremos uma grande festa para homenagear todos os professores. É preciso que tenhamos um momento de reconhecimento de todo trabalho que é feito ao longo do ano em nossas escolas. Na oportunidade, iremos entregar o Prêmio Ipê Amarelo – Professor do Ano 2019”, anunciou a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, ao decretar ponto facultativo letivo no dia 15 de outubro.

Ainda de acordo com a secretária, todos os docentes merecem ser homenageados. “Vamos escolher um professor de cada escola para representar todos da unidade de ensino”, complementou.

Professores selecionados

A diretora do Departamento de Gestão Escolar, Luciana Santos, explica que a escolha do professor premiado é feita de maneira espontânea. “Todas as pessoas que trabalham na escola votarão livremente no professor que, ao seu ver, melhor atenda aos pré-requisitos”, esclarece.

Os critérios para seleção do melhor docente são: participação dos projetos pedagógicos da escola, gestão de sala de aula e relacionamento com a comunidade escolar.
As escolas já receberam um kit para votação, composto por um envelope, cédulas para voto, o documento que regulamenta todo o processo, o edital da eleição e a ata para registro de todas as fases.

Por: Lívia Lessa

Nova linha do transporte público irá atender os moradores do Santa Cecília

A parceria entre as Prefeituras de Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju é certeza de sucesso desde sempre, e os frutos desse trabalho conjunto já beneficiam a população socorrense desde o início da gestão do prefeito Padre Inaldo. A mais recente delas foi a ativação da linha do transporte público 304 – Santa Cecília/Zona Oeste, que começou a circular na manhã da última quarta-feira, 09.

De acordo o superintendente da SMTT de Socorro, Toledo Neto, a implantação da linha ocorreu após a realização de um estudo técnico, envolvendo as SMTT’s dos dois municípios em questão. “Após pedidos de moradores do Santa Cecília fizemos um estudo em parceria com a SMTT de Aracaju visando a criação de uma linha para o terminal Leonel Brizola. Com a criação da Avenida Lauro Porto constatamos a necessidade de um novo percurso que atendesse a demanda dos moradores do Parque São José e do Santa Cecília”, explicou.

Morador a mais de 25 anos do Santa Cecília, Wendel, agradeceu pela nova linha que entrou em atividade. “Nós estamos agradecidos por atenderem ao nosso pedido. Nossa situação era muito difícil”, disse o morador que percorria cerca de 2km para pegar o ônibus das linhas do Parque São José ou Quissamã.

Recentemente o prefeito Padre Inaldo visitou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, onde solicitou melhorias no serviço de transporte público nas linhas que fazem o itinerário entre os dois municípios.

Confira o itinerário:

Cidadania e Segurança em pauta: prefeito se reúne com a SSP

Pensando em ampliar o acesso à cidadania e segurança para a população de Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Padre Inaldo se reuniu, na tarde desta quarta-feira, com o Secretário de Segurança Pública do Estado, João Eloy, para conversar sobre as atividades do Instituto de Identificação no município e melhorias estruturais nas delegacias da região.

Isso porque a demanda por serviços como a carteira de identidade, por exemplo, em Socorro, cresce a cada dia. Em momentos como o Prefeitura de Socorro em Ação (evento promovido mensalmente e que leva dezenas de serviços fundamentais a várias localidades), a SSP trabalha em parceria com a Prefeitura, disponibilizando a estrutura de logística para o RG.

No entanto, de acordo com Padre Inaldo, este serviço ainda precisa ser ampliado e facilitado no dia a dia do socorrense. A chegada do Instituto no município foi pleiteada por Padre Inaldo quando ainda era deputado estadual, e se concretizou após sua posse como prefeito do município.

“A ideia é criarmos uma central de atendimento que funcionará no mercado do João Alves, possivelmente junto com outros serviços oferecidos pela Prefeitura. Com isso, nós pretendemos ampliar a capacidade de atendimento e facilitar o acesso do cidadão ao RG”, explica.

Para João Eloy, trabalhar de mãos dadas com as gestões municipais é aumentar o sucesso que a SSP tem obtido em seu trabalho em todo o estado. “Nós do governo estadual temos um carinho muito grande pela população de Socorro, que é trabalhadora e necessita de muita atenção. Se tudo der certo vamos atender ao pedido do prefeito e também garantir mais um ponto de atendimento para o Instituto de Identificação também no Conjunto Jardim”, afirma.

A parceria que a SSP desenvolve com a Prefeitura de Socorro tem dado bons resultados na área da cidadania, mas também demonstra avanços significativos na área da segurança pública. É também o que comprovam os dados do instituto de pesquisas da Secretaria, que apontam a queda de homicídios no município entre os anos de 2017 e 2019. Em 2017 foram registrados 81 homicídios, enquanto em 2019, no mesmo período analisado, o número figura em 54.

Neste sentido, durante a reunião desta quarta-feira, também foram encaminhadas visitas a duas sedes de delegacias no município para a avaliação da melhoria das infraestruturas. Segundo a delegada Viviane Pessoa, a SSP estuda maneiras de melhorar o serviço, especialmente na área da 7ª e da 9ª Delegacias. “O intuito é sempre prestar o melhor serviço à população socorrense”, aponta.

Esta parceria, somada aos investimentos que a gestão municipal tem feito na própria Guarda Municipal, com a regularização do uso de armas de fogo, renovação da frota, e a modernização dos equipamentos de segurança, figuram como um contexto de melhorias na área da segurança. Práticas e ações de uma gestão que cuida.

Acessibilidade