Após cantar no aniversário de Socorro e vencer concursos de música, artista sergipana faz sucesso no meio gospel

O Estado de Sergipe ganha mais uma artista que, através das suas letras, leva a mensagem de Deus ao coração da população sergipana. Mileide Silva, esse é o nome da cantora, compositora, esposa e mãe, de apenas 24 anos, que tem encantado os ouvidos dos sergipanos. A artista gospel ganhou notoriedade após cantar ao lado da cantora de renome nacional, Bruna Karla, no aniversário de 154 anos de emancipação do município de Nossa Senhora do Socorro, evento apoiado pela Prefeitura, e conquistar o 1º lugar no concurso Sescanção.

Visivelmente emocionada e grata pelos feitos alcançados a cantora relembrou o início da sua relação com a música. “Minha carreira na música começou quando tinha quatro anos, talvez o amor que eu sinto pela música tenha vindo da minha mãe que também é cantora, é uma coisa de família mesmo. Alguns parentes, inclusive, tem algum tipo de relação com a música. Lembro como se fosse hoje o dia em que a vi ensaiando, me sentei no sofá, olhei pra ela e perguntei se também poderia ensaiar, só depois de muita insistência eu cantei e ela se surpreendeu com a minha voz”, relembrou a jovem.

Depois de ser descoberta pela mãe, Mileide começou a cantar em igrejas e em alguns eventos públicos, mas foi em pleno 2018 que a cantora viu sua vida ser transformada. Congregando em uma igreja do conjunto João Alves, Mileide explica como tudo ocorreu. “O convite para cantar no aniversário de Socorro surgiu através da Associação de Promoção do Artista do Estado de Sergipe, a Apaese, na qual também faço parte. Pra mim aquele momento foi uma honra porque após muito tempo voltei a pisar em um palco e cantar a palavra de Deus para milhares de pessoas foi muito emocionante, ainda mais em um momento tão importante para o município. Só posso agradecer a todos que estiveram envolvidos nesse processo e todo o apoio prestado pela Prefeitura”, lembrou.

A voz suave também foi fundamental para a conquista do 1º lugar no Sescanção. Para Mileide o prêmio foi um divisor de águas na sua vida, visto que disputou o concurso com artistas renomados de diversos segmentos do estado sergipano. “Cantar no palco do aniversário de Socorro já foi um presente e tanto, mas quando meu esposo me contou que participaria do concurso confesso que fiquei surpresa e com um pouco de medo, mas graças a Deus deu tudo certo e essa soma de conquistas me abriu muitas portas”, declarou.

Entre o aniversário de Socorro e o Sescanção, Mileide também venceu outro concurso, o que lhe garantiu o direito de gravar quatro singles. “O meu maior propósito é alcançar vidas e que o senhor fale através das minhas canções. Como cantora gospel também espero ser exemplo porque não adianta cantar o gospel se estiver vivendo uma vida que não agrade ao coração de Deus. Agora é aproveitar esse momento e usufruir do que Deus tem guardado pra mim. Aproveitando o espaço, gostaria de agradecer todos que estão participando dessa etapa da minha vida e claro, a Prefeitura de Socorro pelo espaço”, finalizou.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Instalação de manilhas melhora a vida dos moradores do Loteamento Parque Nossa Senhora de Fátima

As melhorias para toda a população do município de Nossa Senhora do Socorro não param de acontecer através das constantes ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura ( Seminfra). O trabalho em busca de proporcionar melhor qualidade de vida chegou ao Loteamento Parque Nossa Senhora de Fátima na última semana.
No local três ruas estão sendo beneficiadas, onde ao final das obras, cerca de 230 manilhas, de 0,30 metros cada,estão sendo colocadas pelos operários da Seminfra, e com isso eliminando os transtornos causados pelas águas que corriam por toda a extensão das ruas. Além disso, a obra  ainda irá acabar com a proliferação de insetos e lamas, que se formavam quando o córrego transbordava com as águas das chuvas.
Um dos moradores da localidade, o senhor Eduardo de Jesus, está satisfeito com a realização da obra. ” Moro aqui há 18 anos e a situação aqui era terrível, principalmente nos períodos de chuva, e agora graças a Deus e ao prefeito Padre Inaldo, cumpriu o que nos prometeu e tenho certeza que as ruas não serão como antes”, acredita.

Guardas municipais realizam treinamento para atuar no final de ano e reforçar a segurança dos socorrenses

A manhã desta segunda-feira, 10, para os guardas municipais de Socorro, foi iniciada com o treinamento de técnicas de abordagens e procedimentos operacionais, visando situações adversas que possam ocorrer durante procedimento de abordagem ao transporte coletivo durante o período de final de ano. Com parceria da Guarda Municipal de Aracaju, a ação foi realizada no Ginásio do Sesi, no Marcos Freire I.

Para melhor assimilar o conhecimento adquirido na parte teórica prestada pelo GM Tavares de Aracaju, a qualificação que também contou com a parte prática, esteve voltada para ações ocorridas no transporte público. “O treinamento consiste na abordagem ao transporte coletivo para que sejam evitados assaltos e outros delitos que ocorrem no interior do veículo. Nosso propósito é fazer com que a atividade seja desenvolvida de forma segura tanto para os agentes de segurança, como para os passageiros e trabalhadores das empresas”, explicou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Socorro, Evilásio Protásio, esse tipo de ação faz parte do cronograma da instituição e este, especificamente, decorre da grande movimentação de final do ano. “Todo ano renovamos os conhecimentos adquiridos no curso de formação técnico-profissional e esse momento se torna fundamental porque estamos no período em que as pessoas recebem o décimo terceiro salário, consequentemente produz uma maior movimentação. Então, como determinou o prefeito Padre Inaldo, nosso foco é proporcionar uma maior segurança para as pessoas nesse período festivo”, disse.

E o comandante ainda revela que as ações de final de ano já foram iniciadas a partir da presença dos guardas nas feiras livres. “Apesar de já desenvolver um grande trabalho durante todo o ano, nós já reforçamos a segurança nas feiras livres ao colocar 70% da nossa guarnição nas feiras realizadas no domingo”, explicou.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Prefeitura e Sesc assinam convênio para a realização de exames para as cidadãs socorrenses

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e o Serviço Social do Comércio (Sesc), assinaram na manhã desta segunda-feira, 10, um convênio que irá beneficiar cidadãs socorrenses com a realização de exames de mamografia e lâmina. A solenidade foi realizada no Ginásio de Esportes do Sesi, localizado no Conjunto Marcos Freire I, onde até o dia 21 deste mês a unidade móvel de saúde ficará disponível para o atendimento.

Para que os exames sejam realizados é necessário que a paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e realize o pré-atendimento, onde será agendada a realização do exame na unidade móvel, que acontece das 08h às 12h e das 13h às 16h. A expectativa é que o projeto “Saúde Mulher” realize cerca de 40 atendimentos por dia  em mulheres entre os 25 e 69 anos.

De acordo com o presidente  da Fecomércio, Laércio Oliveira, a presença da unidade móvel de saúde é de grande importância para o município. ” Estamos atendendo o pedido do prefeito Padre Inaldo e trazendo essa unidade, pois sei que é uma contribuição importante para o município e trará bem estar para as mulheres de Socorro. Fico feliz e agradecido ao prefeito pela disponibilidade de fazer essas parcerias para proporcionar o melhor para a população”, disse.

O prefeito Padre Inaldo falou sobre a felicidade do município em receber o projeto. “Estamos recebendo esse convênio de braços abertos e felizes. Essa parceria é muito importante para as mulheres do nosso município, onde a Fecomércio está disponibilizando essa unidade móvel. Ficamos bastante contentes com essa parceria, pois poderemos prestar o melhor serviço para a população e acredito que poderemos evitar muitos problemas no futuro”, relata.

Estiveram presentes na solenidade os secretários Enock Luiz (SMS), Hallison Sousa (Seplan), Renato Nogueira (Secom), Carlos Mendonça (Indústria e Comércio), Alessandro Santos (Semtrab), David Lopes (Smap), Francisco Carlos (Semeltju), Maria do Carmo (Smas) o comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio, o coordenador da Defesa Civil, Emerson Morais e os vereadores, Conceição da Millenium, Edson do Pai André, Elmo Paixão e Hélio Passos.

Por Wallison Oliveira
Fotos Antônio Carlos

Integrantes da GMS participaram do 1° Encontro de Guardas Municipais Femininas de Sergipe

Na última sexta-feira, 07, aconteceu o 1° Encontro de Guardas Municipais Femininas de Sergipe, na cidade de Estância. O evento contou com a participação de integrantes de diversas Guardas Municipais de Sergipe, além de representantes dos estados de Alagoas e da Bahia. Os objetivos do evento foram proporcionar a interação, integração e troca de experiências entre os profissionais da área, tendo como foco principal as mulheres (Gfem’s).

Diversos temas  como, “o papel da mulher nas Guardas Municipais”, “oportunidades e desafios”, entre outros foram abordados durante o evento, além da apresentação de relatos e/ou depoimentos das participantes.

A Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS), enviou 13 Gfem’s para representar e participar deste importante evento, acompanhadas do Comandante Evilásio Protásio. A coordenadora operacional da GM Socorro, Diana, prestigiou o evento e ressaltou a importância da ação para a categoria. “Eu e todas as colegas que participaram do evento, vimos a importância de termos oportunidades como essa, de nos sentirmos valorizadas, o encontro foi excelente”, afirmou a GM.

Já a GM Alyne afirmou que o evento serviu como uma injeção de ânimo para às GM’s. “Mais que um simples Encontro de Gfem’s, esse dia foi uma injeção de motivação e aprendizagem. Escutamos histórias e também desabafos de Delegadas, Pfem’s, Gfem’s, mas que são, antes disso, filhas, mães, irmãs… E por tanto compreendê-las, sentía-me presente no discurso de cada uma delas. Lembrei -me do motivo pelo qual escolhi essa área de profissão, já vinha no caminho de volta pensando em projetos que, se aqui desenvolvidos, poderiam valorizar e fazer brilhar nossa instituição além de melhorar e salvar vidas”, declarou.

O prefeito Padre Inaldo apoiou a iniciativa do encontro e fez questão de garantir a participação de todas as GM’s do município. “E muito importante que cada vez mais os profissionais que prestam serviço a população aprendam novas formas de atuar da melhor maneira possível. Capacitar as guardas municipais do nosso município é essencial, para garantirmos a qualidade do serviço prestado aos cidadãos socorrenses. Apoiamos a iniciativa de trazer as guardas para esse evento, pois tudo o que pudermos fazer para melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e o serviço prestado à população nós iremos fazer”, afirmou o prefeito.

Para a GM Andreia o encontro foi considerado um marco na sua vida tanto profissional, quanto pessoal. “Afinal esse foi um momento ímpar em que pudemos trocamos experiências vividas. Vou levar essa experiência pro resto de minha vida. Só tenho a agradecer a minha briosa instituição”. A GM Ilza também comentou a respeito do encontro. “Agregar conhecimentos é imprescindível. Precisamos nos manter  informados nas mudanças que envolvem a nossa área de atuação. Que sejam realizados mais encontros como esses”, afirmou.

Fonte: Ascom GMS

Ministério da Saúde destina mais de R$1 milhão para Socorro

Em visita ao Estado de Sergipe o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, foi a grande autoridade esperada pelo prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e pelo secretário de Saúde, Enock Ribeiro, durante inauguração da nova sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 07, no prédio instalado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju.

Com a presença de diversas autoridades do Estado, o ministro anunciou a distribuição de R$20 milhões para a área da saúde de diversos municípios sergipanos, dentre eles o município de Socorro. Assim, foi destinado ao município mais de R$1 milhão, que serão aplicados na atenção domiciliar do programa Melhor em Casa.

De acordo com o ministro da Saúde, os recursos devem chegar ainda este ano. “Aqui é uma sede da população brasileira, dos secretários e das equipes de saúde do Estado de Sergipe, então é um grande conforto que está se dando, uma oportunidade de esclarecimento de ações. Aliado a isso, trouxemos investimentos para Sergipe, algo em torno de R$ 20 milhões em serviços que serão oferecidos, em equipamentos que serão doados pelo Governo Federal. Também entregaremos 32 Academias de Saúde para municípios sergipanos. Estamos empenhado e liberando recursos ainda este ano, entregando veículos e nos próximos dias deve ser anunciado a entrega de mais de mil veículos para combate a endemias para erradicar o mosquito transmissor da dengue e Zika. Sergipe será contemplado nessa ação”, esclareceu Gilberto.

O prefeito Padre Inaldo comemorou a chegada do recurso e afirmou que esforços estão sendo realizados para melhorar a saúde no município. “Nós recebemos com muita alegria esse suporte do Ministério da Saúde. É mais um recurso para a área da saúde de Socorro porque temos a ciência de que quanto mais se investe, mais resultado positivo teremos para a nossa população. Temos conseguido emendas, conseguimos mais de R$ 15 milhões, temos melhorado as unidades de saúde, aderindo novos equipamentos, medicamentos, tudo isso para melhor servir a população”, disse o gestor municipal.

Compondo a mesa, o presidente do Conselho dos secretários municipais de saúde e secretário de Saúde de Socorro, Enock Ribeiro, explicou como o recurso trará benefícios à Prefeitura e a população. “A Prefeitura vinha arcando com recurso próprio e agora saiu a portaria com repasse do Ministério da Saúde. Com esse repasse nós teremos condições de efetivar mais o trabalho, de chegar mais próximo ao paciente que esteja precisando da assistência de um médico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, então nós daremos uma qualidade ainda maior aos usuários que necessitam de apoio”, esclareceu.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Smas leva campanha da Não Violência Contra Mulher para todas as secretarias do município

A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta quinta-feira, 06, visitas em órgãos públicos do município, mobilizando os homens pelo fim da violência contra a mulher.

Ação é vital para reduzir o número de casos que são alarmantes no município, de acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), em que aponta que 19 mulheres foram assassinadas entre janeiro e abril deste ano em todo o estado, e 64 no ano passado.

No Mapa da Violência de 2015, a taxa é de 4,8 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes no Brasil, um dos países com maior índice de homicídios feminino no mundo, ocupando a 5ª posição no ranking de 83 nações onde esse tipo de crime é mais recorrente.

Por isso, a Smas aderiu a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher, uma mobilização que acontece anualmente, praticada simultaneamente por diversos setores da sociedade civil, poder público engajados nesse segmento. Desde a sua primeira edição em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e, vai até o dia 10 de dezembro, o dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante a visita ao Centro Administrativo de Socorro, todos os servidores se reuniram no gabinete do prefeito Padre Inaldo, para ouvir o objetivo e a finalidade da campanha dos 16 dias do ativismo. “É uma ação de extrema importância, porque o homem precisa ter consciência do papel da mulher na vida dele e na sociedade. Muitas vezes os homens não conhecem as estatísticas e é por meio de ações como essas que eles possam a respeitar mais, além de se tornar um divulgador, expondo principalmente as consequências”, explica o prefeito Padre Inaldo.

A secretária da Smas, Maria do Carmo, conta que o número de mulheres que sofrem violência cresce a cada dia em Socorro. “Estamos preocupados, por isso estamos trabalhando, passando essa informações o tempo inteiro. As mulheres precisam saber quais sãos os direitos delas e os homens precisam ter ciência das consequências caso cometam algum ato de violência e o que se configura como violência. Até o dia 10 nós vamos passar nas escolas e ter essa conversa também com as crianças e os jovens, para que eles cresçam conscientes. Temos casos também de crianças que presenciam esses atos em casa, por isso é importante preparar essas crianças”, revela Carminha.

O chefe de gabinete Erick Alves, ouviu atentamente as orientações passadas pela Smas e aprovou a iniciativa. “O homem se considera na maioria das vezes superior e considera também que a mulher deve ser submissa a ele. Esse tipo de fomento dessas informações, facilitam a conscientização das pessoas e deixam claro que os direitos são iguais e que deve existir predominantemente o respeito e que sobretudo não há questão de superioridade em relação a mulher”, ressalta.

Por Giovane Mangueira

Foto: Antônio Carlos

Parceria entre Prefeitura e Sesc garante realização de exames de mamografia e lámina às mulheres socorrenses

Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro e do Serviço Social do Comércio (Sesc) está realizando exames de mamografia e lâmina em uma unidade móvel, no Ginásio do Sesi, localizado no Marcos Freire I. A ação tem como objetivo a prevenção de doenças e prestar um serviço ainda mais rápido às mulheres socorrenses.

Por conta do recesso de final do ano a unidade móvel, a priori, deve permanecer até o dia 21 deste mês no ginásio e a depender da demanda deve voltar com o atendimento ao público feminino em 2019. “Sabemos que o número de câncer de mama e colo de útero está crescendo a cada ano, não só no nosso estado como em todo o território nacional. Por isso a proposta do projeto é rastrear essas pacientes que nunca fizeram exames e alertá-las para a importância da prevenção”, explicou a educadora em saúde do Sesc, Daniela Félix.

Para a realização dos exames é necessário que a paciente procure a sua Unidade de Saúde e realize o pré-atendimento, onde posteriormente será agendado a realização do exame na unidade móvel, que acontece das 08 às 12h e das 13 às 16h. A educadora ainda atenta para os critérios de atendimento. “Por dia a unidade móvel geralmente realiza 38 atendimentos, lembrando que para realizar a mamografia é necessário possuir idade entre 50 e 69 anos, já o exame de lâmina é ofertado para mulheres entre 25 e 64 anos”, acrescentou.

Foi o que fez a moradora da Taiçoca de Dentro, Maria Alves, de 52 anos. “Soube desse serviço na minha Unidade de Saúde, através da minha agente de saúde, e logo marquei. Estou aproveitando a oportunidade para fazer os dois exames, até porque na minha família tiveram pessoas com câncer e de seis em seis meses eu faço o exame de lâmina. É muito importante a Prefeitura realizar esse tipo de parceria em benefício da gente, espero outras ações como essa”, disse.

“É tudo muito novo pra mim porque nunca fiz nenhum dos dois exames e agora estou agarrando essa oportunidade. Estou achando ótimo porque tem muita gente que não tem condições de fazer um exame particular. Do momento da marcação até a realização do exame foi muito rápido”, disse Gilda dos Santos, de 57 anos.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza Blitz Ambiental

Na manhã desta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou mais uma edição da  blitz ambiental. Dessa vez o local escolhido para ação foi o canteiro próximo à Paróquia São Marcos Evangelista, localizada no Conjunto  Marcos Freire I, onde foi realizado o plantio de cerca de 40 mudas de árvores e plantas medicinais.
O prefeito Padre Inaldo esteve presente na atividade e falou sobre a importância da colaboração dos cidadãos para a boa manutenção dessas áreas. “Essa é uma forma de olharmos para essas áreas verdes de uma forma especial, junto com a parceria da comunidade. Estamos plantando essas mudas pensando no melhor para a nossa população, então é necessário que os cidadãos cuidem bem dessas plantas”, disse.
De acordo com a coordenadora da Semma , Michelle Neo, o envolvimento da população no projeto é de grande relevância. “Esse trabalho de hoje é a resposta da solicitação de uma moradora, que já conhecia o trabalho da educação ambiental e nos procurou para que a equipe realizasse um plantio e a limpeza nessa área. Agora com o trabalho realizado esperamos que a população nos ajude a preservar tudo o que foi feito”, relata.
Uma das moradoras, a senhora Nancy dos Santos, fez o alerta para que a população tenha consciência sobre a não poluição do meio ambiente. “Era triste ver a situação desse canteiro com muito lixo aqui, resolvemos chamar a equipe do meio ambiente e fazer esse trabalho, mas é preciso que a população tenha consciência e jogar lixo no local certo”, alerta.
Outra moradora da comunidade, a senhora Elaine Josa, elogiou a ação promovida pela prefeitura. “Moro aqui desde a infância e nunca vi um trabalho como esse. O prefeito Padre Inaldo está de parabéns por esse excelente iniciativa”, agradece.
Por Wallison Oliveira
Fotos Edilson Menezes

Prefeitura firma parceria com IFS e indústrias locais a fim de promover a qualificação educacional dos socorrenses

O prefeito Padre Inaldo participou na manhã desta quarta-feira, 05, do Fórum de Debate, promovido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) entre o IFS, junto com a Associação das Indústrias de Nossa Senhora do Socorro (Assedis). Na oportunidade cerca de 20 indústrias instaladas no município participaram do debate e o principal objetivo do evento foi conhecer as demandas e capacidade das indústrias locais, a fim de estreitar o relacionamento da instituição de ensino com a cadeia produtiva da região.

Durante o debate temas como a necessidade de implementação de cursos profissionalizantes, cursos de graduação e superior, demandados pelas indústrias e necessidades do município, foram discutidas tendo em vista a capacitação dos socorrenses para ingressar no mercado de trabalho.

O prefeito padre Inaldo, salientou a importância do fator motivacional para incentivar os cidadãos a buscar mais conhecimento e qualificação. “Boa parte da população socorrense ainda sofre com problemas sociais e financeiros, devido a baixa renda e com pouca orientação familiar. Por isso temos essa preocupação de promover a qualificação profissional e parabenizamos a iniciativa do IFS de se juntar a nós nessa parceria. Diversos cursos técnicos foram sugeridos pelos membros da Assedis e isso em pouco tempo irá contemplar muitos socorrenses”, afirma o Padre Inaldo.

Agora uma comissão será criada para diagnosticar mais profundamente essas necessidades e acompanhar todo o processo de implementação dos cursos. Na oportunidade foi firmada ainda uma parceria com o IFS e a Gestão Municipal, a fim de promover a visitação dos estudantes da instituição de ensino federal e das escolas municipais às fábricas existentes no município, a exemplo da Yasaki, Serra Azul, Ferrocorte, Altenburg, Escurial, entre outras.

Durante o debate o gestor municipal esteve acompanhado dos secretários de Indústria e Comércio, Carlos Alvares, de Administração (Semad), Bruno Henrique, do Planejamento (Seplan), Hallison Sousa, de Agricultura (Smap), David Fernandes, bem como do diretor geral do IFS, José franco de Azevedo, da gerente de ensino da instituição, Claudia Cardinale, bem como de professores dos campus Socorro, São Cristóvão e Itabaiana.

Acessibilidade