Prefeitura de Socorro fomenta o Turismo no Município

Prefeitura de Socorro prioriza ações com o público jovem para fomentar o turismo no município

Situado na região metropolitana de Aracaju, o município de Nossa Senhora do Socorro possui a segunda maior população de Sergipe, perdendo apenas para a capital. O comércio, o fácil acesso, o acolhimento do povo socorrense e os pontos turísticos que vem recebendo atenção especial do prefeito Padre Inaldo, tem convidado o público externo para conhecer de perto esses locais.

Saiba mais em: https://bit.ly/2tmfyDn

Diretores das unidades escolares da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro participam de reunião de alinhamento

A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro (Semed), promoveu na manhã da última quinta-feira, 14, uma Reunião com a Diretoria da Gestão Escolar. O encontro aconteceu no Auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Semed, e na ocasião, a secretária, professora Josevanda Mendonça Franco, salientou a importância de realizar um trabalho de forma conjunta com o intuito de Nossa Senhora do Socorro avançar cada vez mais.

De acordo com ela, o prefeito, Padre Inaldo, demonstra o seu compromisso em ofertar um ensino de qualidade no município. “Quero dizer que estamos aqui para trabalhar, acolher é servir, recebendo os diretores que estão nas unidades de ensino e conhecem a realidade das escolas. Reforço a nossa responsabilidade em promover melhorias no cenário educacional”, anunciou Josevanda, ao informar que com frequência visita as unidades de ensino.

Educação inclusiva

Uma das pautas da reunião foi a educação numa perspectiva inclusiva. Na oportunidade, a assessora Sandra Baldin, comentou que a Semed já está reestruturando o Núcleo de Atendimento Especializado para atender melhor os estudantes com deficiência, capacitar os educadores  e também ampliar a oferta de serviços.

“Nesta perspectiva, a Semed está elaborando os instrumentais específicos para o atendimento aos alunos com deficiência considerando as especificidades de cada estudante”,  reforça Sandra Baldin.

A educadora explicou que os instrumentais servem para registrar o desempenho do aluno, de acordo com a particularidade de cada discente.  “Além de ser uma maneira de promover a inclusão, colabora na eficácia do processo de ensino e aprendizagem”, adiciona a assessora.

Importância do alinhamento

A diretora da Escola Honorina Costa, Rosevânia da Silva Santos, afirmou que é de extrema importância realizar reunião com os servidores da Secretaria. “Como diretores precisamos, além do alinhamento, tomar conhecimento acerca das iniciativas implementadas pela Semed. É notório que a Secretaria presta o apoio necessário para realizarmos nosso trabalho com eficácia”, ressalta a educadora.

Temáticas

Discussões e reflexões marcaram o encontro. Na ocasião, diretores e técnicos da Semed apresentaram as ações e iniciativas que estão sendo implementadas e que promovem melhorias contínuas. A Reunião teve as seguintes pautas: Qualidade da Gestão Escolar, Apresentação do Projeto Somar, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Censo Escolar, Programa Mais Educação e Educação e Inclusão.

Por: Lívia Lessa

Prefeitura vai às feiras do município e realiza Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil

O objetivo da ação é conscientizar a população acerca da erradicação do Trabalho Infantil em Nossa Senhora do Socorro. A primeira visita foi na feira do conjunto Marcos Freire II, na tarde desta quarta-feira, 13

Mobilizar e sensibilizar os socorrenses acerca da importância do Combate à Exploração do  Trabalho Infantil é o objetivo da Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), ao realizar trabalhos de conscientização nas feiras livres do município. Na tarde desta quarta-feira, 13, o local escolhido para iniciar as ações foi a feira do conjunto Marcos Freire II.

“Nós começamos a campanha com uma capacitação para os carregadores de carrinho e fiscais de feiras. Após essa etapa, começamos a entregar camisas aos carregadores para que a população pudesse identificar quem ela pode chamar para realizar esses serviços. Em todas as feiras, eles já estão trabalhando uniformizados. Hoje começamos as visitas nesses locais e, na oportunidade, também entregamos aos feirantes aventais com a marca da campanha para que eles também possam fazer parte dessa ação que visa garantir o direito da criança e do adolescente em estudar e não trabalhar”, ressaltou a assistente social, Lidiany Carvalho.

Mãe e avó, a feirante Vilma Cortês, de 50 anos, apoia a ação da Prefeitura, pois concorda que lugar de criança não é nas feiras livres, mas sim na escola. “Eu acho certo essa campanha, porque as crianças precisam estudar. Na rua eles nunca vão crescer na vida. Tenho filho e neto e quero o melhor para eles. Lugar de criança é na escola, deixa pra trabalhar quando estiverem de maior”.

 

Por: Isadora Pinho

Fotos: João Brasil

Parque dos Faróis: Prefeitura investe em reforma de quadra esportiva, drenagem, assentamento de manilhas e terraplanagem

“Moro há 27 anos aqui no Parque dos Faróis e essa é a primeira vez que um serviço desse está sendo feito pra gente do Beira Rio”, relatou o morador José Alves

Trazendo resolutividade a uma solicitação antiga dos moradores da região, a Prefeitura de Socorro, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Urbanos, vem realizando, desde o início da semana, serviços de drenagem, assentamento de manilhas e terraplanagem em toda a avenida Beira Rio, localizada no conjunto Parque dos Faróis.

 

De acordo com o morador José Alves, de 58 anos, desde quando foi morar no conjunto nunca presenciou um serviço de drenagem, assentamento de manilha e terraplanagem na avenida Beira Rio. “Há anos que pedimos melhorias, mas nunca fizeram nada. Moro há 27 anos aqui no Parque dos Faróis e essa é a primeira vez que um serviço desse está sendo feito pra gente do Beira Rio. As coisas agora vão melhorar”, relatou.

Além desses serviços, as equipes também estão trabalhando na reforma e recuperação da quadra esportiva, localizada nesse mesmo conjunto. O espaço está ganhando nova iluminação, pintura, cobertura e reforma no piso. A praça ao redor da quadra também passou por manutenção, a fim de que os moradores possam utilizar os dois espaços para o lazer e entretenimento.

Quem está bastante satisfeito com a reforma é o morador Erivaldo dos Santos, conhecido com “Ari”, que mora em frente à quadra há 26 anos e ajuda a manter tudo limpo e organizado. “Eu sempre faço questão de cuidar da quadra e da praça, porque muita gente gosta de vim jogar bola aqui. Fico muito feliz com essa reforma, porque é uma melhoria para comunidade. Ajeitaram o piso todo, pintaram tudo e agora vão colocar a tela para cobrir o espaço. Vai ficar melhor ainda”, destacou.

Por: Isadora Pinho

Fotos: Edilson Menezes e João Brasil

Ajustes finais: Secretaria de Cultura, Guarda Municipal e comando da PM alinham ações de segurança para o Carnaval 2019

Ações estão sendo planejadas de forma articulada, com o objetivo de resguardar os foliões durante os dias de festa

Com o intuito de promover um carnaval de paz e alegria para os foliões socorrenses uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, entre o secretário de Cultura do município, Natan Reis, a capitã Iris Lessy Gomes, representando o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, e o Comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio.

No encontro, realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, toda programação, percurso e roteiro de atividades foi apresentado pelo secretário, a fim de que toda logística de segurança fosse montada de forma a atender as necessidades de segurança dos foliões.

A estimativa do Comando da PM é que durante os dois dias de festa seja disponibilizado um efetivo de 66 PM’s, em serviço extra, e mais 16 em serviço ordinário. Já a Guarda Municipal irá colocar nas ruas um total de de 70 homens, em escala extraordinária, e mais 20 em serviço ordinário.

“Estou muito satisfeito em ver o empenho de todos em garantir que o carnaval de Nossa Senhora do Socorro volte a ser realizado, com tranquilidade, alegria e muita paz. Estamos trabalhando de forma integrada, para que às famílias possam aproveitar a festa da melhor maneira possível. Desde já quero agradecer ao Comando da PM e à Guarda Municipal, que não estão medindo esforços para que tudo ocorra com a melhor segurança possível”, comemora o secretário de Cultura, Natan Reis.

Grupo Gestor aprova regimento interno do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Consentimento contribui para a potencialização de atividades desenvolvidas na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério

Mais uma conquista para o município de Nossa Senhora do Socorro foi alcançada na noite da última terça-feira, 12, com a aprovação regimento interno do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Praça Cantor Pedro Rogério, localizado no conjunto Marcos Freire I. O consentimento foi dado por representantes das Secretarias municipais, comunidade e sociedade civil organizada, que formam o Grupo Gestor da Praça da Cultura.

O avanço demonstra a atenção prestada pela gestão do prefeito Padre Inaldo, que através da aprovação do regimento irá contribuir para  potencializar o desenvolvimento de ações articuladas de cunho cultural, recreativo, socioeducativo, esportivo, socioassistencial, tecnológico e a qualificação profissional. “É um passo de grande importância para o nosso município, haja visto que as atividades e eventos que deveriam ser realizadas no espaço público, em gestões passadas, estavam paradas, e agora serão potencializadas com a aprovação do regimento. Através das reuniões mensais iremos lutar por políticas públicas e recursos para ampliar o acesso ao equipamento público e assim levar o povo à praça”, disse o coordenador do Grupo Gestor do CEU, Samuel Fernandes.

O Grupo de Gestor tem como objetivo aproximar e integrar a comunidade da gestão municipal, dando sugestões de atividades e projetos que possam ser realizados no equipamento público, além de fiscalizar os investimentos realizados na praça. Com a aprovação do regimento, que tem sua base sustentada pelo Estatuto do Ministério da Cidadania, a população terá ainda mais um aliado na garantia da utilização do espaço que é composto por cineteatro, laboratório multimídia, salas multiuso, CRAS, quadra poliesportiva e pista de skate.

“Desde o inicio da gestão a praça vem recebendo rodas de capoeira, o grupo da terceira idade, algumas pessoas praticam o vôlei e o intuito é justamente esse, fazer com que a população utilize esse espaço. A praça funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 22h, aos sábados das 07h às 20h, e aos domingos das 08h às 14h. Para que haja uma organização é necessário que a comunidade agende o seu horário, até mesmo para que possam usufruir de maneira tranquila”, alertou a diretora da Praça da Cultura, Joana Bertolo.

O secretário de Cultura, Natan Reis, aproveita para convidar a população para participar das reuniões do Grupo Gestor, a fim de contribuir para a tomada de decisões. “É importante que a população saiba que o espaço do equipamento é voltado para toda a comunidade socorrense, por isso é importante que eles participem das reuniões para que eles mesmo usufruam do espaço e participe das atividades que sejam realizadas”, disse o secretário

Por: Bruna Evelyn

Horta orgânica transforma o espaço da Escola Municipal José Ferreira Neto

Os alunos e professores da Escola Municipal José Ferreira Neto, localizada no Povoado Bita, em Nossa Senhora do Socorro,  na manhã desta segunda-feira, 11, comemoraram a inauguração da sua primeira horta orgânica, que recebeu o nome de “Seu Ferreira”.

A ação faz parte de um projeto piloto no município e é uma iniciativa dos educadores da unidade escolar e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP).

Na ocasião, a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, representou o prefeito, Padre Inaldo,  e destacou que o município faz questão de realizar ações articuladas entre as secretarias, como forma de integrar os trabalhos, além de fortalecer e ampliar a rede de assistência aos cidadãos.

“Precisamos compreender que um projeto como este tem uma grande dimensão, pois ele agrega valor à escola.  Nós, que fazemos educação, ficamos satisfeitos quando percebemos que o espaço escolar realiza um trabalho para além dos conteúdos que são transmitidos em sala de aula. É inegável que cuidar do meio ambiente é  uma forma atenção e preocupação com as gerações futuras”, acredita Josevanda. Ainda em sua fala a secretária agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. “É muito importante que os pais e a comunidade também participem dessa ação”, adicionou.

Parceria com a Secretaria de Agricultura,  Irrigação e Pesca

O secretário da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), David Lopes, destacou que o objetivo da criação da horta no espaço escolar é também envolver a comunidade local do Povoado Bita. De acordo com ele, a horta conta materiais recicláveis.  “Parabenizo a Secretaria Municipal de Educação  e a dedicação da equipe diretiva, dos docentes e dos alunos. Com este projeto é possível aprender sobre educação ambiental de forma prática.  Agradeço também o empenho da professora Josevanda que solicitou uma nova pintura neste espaço”, destacou o secretário.

Projeto Preservar é Vida

Para a diretora da unidade escolar, Camilla Alves de Farias Souza, o apoio na execução do projeto de criação da horta demonstra uma atenção da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio das ações da SEMED e da SMAP. “A Escola Municipal José Ferreira Neto possui 56 alunos é a primeira instituição de campo com uma horta modelo para estudo. Dessa maneira, assumir a parceria com as secretarias é uma forma de valorizar, cada vez mais, a comunidade e a educação”, frisou a educadora, ao explicar que a horta é resultado do projeto Preservar é Vida.

Ainda de acordo com a diretora, a iniciativa servirá como um projeto piloto, ou seja, uma horta modelo. “Estamos abertos para visitação de outras unidades escolares. Sendo assim, será possível socializar as práticas exitosas. Outra questão, que está atrelada a essa iniciativa, é a qualidade de vida a partir do consumo de alimentos saudáveis”, adicionou Camilla Alves de Farias Souza, ao informar que os alimentos servirão também no preparo da merenda escolar.

Alunos comemoraram a iniciativa

O pequeno Caio Estevão da Silva, do 4° ano,  não disfarçava a alegria ao comentar que irá aprender ainda mais com as atividades práticas. “Irei ajudar em todas as ações”, disse. Já o aluno Jhon da Conceição, do 5° ano, afirmou que se orgulha de estudar na Escola Municipal  José Ferreira Neto. “Com o verde das hortaliças a minha escola ficou ainda mais linda”, declarou.

Presenças

Prestigiaram a inauguração da horta orgânica os secretários de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju), Francisco Carlos, do Trabalho (Semtrab), Alessandro Santos, e de Indústria e Comércio, Carlos de Mendonça.

Por: Lívia Lessa

Fotos: Edilson Menezes

Mil casas: Prefeitura de Socorro finaliza inscrições na próxima sexta-feira, 15

Foram registrados cerca de 40 mil cadastros. As inscrições devem ser feitas através do site “Nossa Casa Socorro”

Desde o dia 07 de janeiro deste ano, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias de Planejamento (Seplan) e Assistência Social (SMAS), deu início ao processo de cadastramento para os interessados em adquirir uma residência, dentre as mil unidades habitacionais que serão sorteadas, do programa “Minha Casa, Minha Vida” faixa 1, do Governo Federal.

As residências já estão sendo erguidas na sede do município, com recursos do Governo Federal, enviados ao município pelo Ministério da Cidades, possibilitando que sejam erguidos os residenciais Vila formosa I e Cidade das Flores I, cada um com 500 casas. Assim, milhares de famílias socorrenses verão o sonho da casa própria se tornar realidade.

Com as inscrições se encerrando na próxima sexta-feira, 15, a Prefeitura já registrou cerca de 40 mil inscrições. O processo de cadastro está sendo feito de forma online, através do site “Nossa Casa Socorro”, porém pensando no público mais carente que não tem acesso à internet, foi montada uma estrutura para que os moradores pudessem realizar sua inscrição presencialmente, processo esse encerrado no dia 1° de fevereiro.

Garantir a construção das casas foi uma prioridade para o prefeito Padre Inaldo e seu sucesso é decorrente do grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal, que se responsabilizou pelo processo de inscrição e organização dos participantes. “Até o momento as inscrições estão num saldo bastante positivo. Além do período disponibilizado para inscrição, através da internet, também montamos uma estrutura física para atender aqueles que não possuem internet. A pedido do prefeito Padre Inaldo estamos realizando tudo com a maior transparência possível. Em breve estaremos informando o dia do sorteio das casas”, disse o secretário de Planejamento, Hallison Sousa.

Sorteio

A seleção será realizada através deste cadastro e apenas os indivíduos que residem em Nossa Senhora do Socorro, por no mínimo seis meses, e com renda mensal entre R$ 0 a R$ 1.800 poderão se inscrever.

Em ato contínuo ao cadastramento um sorteio auditado será realizado entre as famílias para definir quem receberá as residências e os selecionados pagarão valores, entre R$80 e R$270, para garantir a aquisição de sua moradia junto à Caixa Econômica Federal.

A previsão é que as residências sejam entregues ainda no segundo semestre de 2019, sendo que cada uma das 1000 unidades habitacionais contará com um área de 52m².

Trabalho Social

Para atender as demandas que surgirão em decorrência da instalação dos beneficiários na sede do município e seguindo as normativas impostas na portaria N° 464, de 25 de Julho de 2018, do Ministério das Cidades, representantes das Secretarias municipais criaram o Grupo Institucional do Poder Público (GIPP) para a tratativa do trabalho social que deve ser realizado pela Prefeitura em benefício dos moradores.

Durante os encontros o grupo terá como finalidade promover a articulação e a integração de políticas públicas para assegurar as condições necessárias adequada de moradia, tais como, habitação, educação, saúde, assistência social, transporte, geração de trabalho e renda, segurança, entre outros suportes que deverão ser prestados aos moradores da mil casas.

“Obedecendo a política de elaboração  do trabalho social, montamos um grupo para que possamos contribuir para o desenvolvimento de beneficiados e garantir uma melhoria qualidade de vida. Além de ser fundamental para que a Prefeitura tenha uma noção das demandas que surgirão e oferecer um serviço de qualidade aos moradores”, disse Halisson Sousa.

Ajustes finais: convênio entre Prefeitura de Socorro e Ipes Saúde será iniciado em breve

Dentro de poucos meses, servidores municipais (efetivos, comissionados e contratados) de Nossa Senhora do Socorro, poderão usufruir o plano de saúde

Durante a manhã desta segunda-feira, 11, o prefeito Padre Inaldo se reuniu com o presidente do Ipes Saúde, Cristian Oliveira, para discutir sobre os ajustes finais do convênio entre as instituições, no qual dará, aos servidores do município, acesso para usufruírem o plano de saúde. Após a reunião ficou acordado que, em meados de abril, o convênio será efetivado.

“É uma grande realização firmar essa parceria, porque era um pedido antigo dos servidores do nosso município. Por isso não medimos esforços para conseguir. Levamos ao Ipes toda documentação necessária e hoje viemos discutir os detalhes finais. Em breve, nossos servidores, que quiserem aderir ao plano, já poderão utilizá-lo”, afirmou Padre Inaldo.

Faltando apenas detalhes internos para serem resolvidos, o presidente do Ipes Saúde, Cristian Oliveira, afirmou que em breve os servidores municipais já poderão ter acesso ao plano. “Resta apenas uma questão para ser resolvida, mas que é bastante pontual. Nosso objetivo é que em abril já estejamos com essa parceria concretizada e os servidores do município de Nossa Senhora do Socorro possam usufruir o Ipes, se assim quiserem”.

Acompanhando o processo junto à gestão municipal, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo, esteve presente na reunião e parabenizou o prefeito Padre Inaldo por mais uma iniciativa em prol dos servidores. “Foi uma feliz ideia do prefeito em buscar essa parceria com o Ipes, porque eles são muito prestativos e cuidam bem dos seus clientes. É mais uma ação da qual eu participo e já disse a Padre Inaldo que estou sempre à disposição da gestão para trazer benefícios aos socorrenses”, afirmou.

Na oportunidade, o prefeito Padre Inaldo e o presidente do Ipes também discutiram sobre a possibilidade de montar uma estrutura do Ipes Saúde em Nossa Senhora do Socorro para facilitar o acesso dos servidores municipais, ao mesmo tempo em que descentraliza os serviços ofertados pelo Ipes na capital sergipana.

Os valores do Ipes praticados para os servidores de Nossa Senhora do Socorro, que aderirem ao convênio, serão os mesmos praticados pelos servidores do Estado.

 

Por: Isadora Pinho

Fotos: João Brasil

Conquista: Procuradores municipais recebem carteira de identificação profissional

Com a responsabilidade de atuar no combate preventivo à corrupção, agir em nome da sociedade pela justiça e orientar a administração pública no cumprimento dos princípios do Direito, os procuradores do município de Nossa Senhora do Socorro receberam na manhã desta segunda-feira, 11, as suas carteiras de identificação funcional. A solenidade de entrega foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sede do município.

Em decorrência da grande relevância que os profissionais desempenham na administração municipal, o prefeito Padre Inaldo entregou nas mãos dos 12 procuradores municipais de carreira e da procuradora geral, o novo documento de identificação e, em discurso, compartilhou a alegria com os profissionais. “É um momento de muita alegria estar presente neste momento que reconhece o trabalho prestado por vocês procuradores. O município consegue avançar graças ao trabalho que é desempenhado pelos procuradores a favor da administração pública e do bem de todos os cidadãos”, declarou o gestor municipal.

Sob organização do Sindicato dos Procuradores de Nossa Senhora do Socorro, o presidente da instituição, Dr. Márcio José Horta Melins, explica a importância da carteira para os profissionais. “Além de fazer a entrega da carteira que está prevista na legislação, através da lei 1.135/2015 e regulamentada por decreto municipal, a carteira não nos concede nenhum privilégio, até porque isso é combatido no serviço público, é mesmo uma forma de identificação funcional, que pela lei permite o livre acesso aos órgãos públicos, mas nada que recaia regalias”, explicou.

Em discurso, a procuradora geral do município, Vivianne Sobral, comemorou a conquista. “É uma satisfação imensa fazer parte desta procuradoria, não é um trabalho fácil, visto que a procuradoria é conhecida por dizer ‘não’ e fazer com que o município ande e ande bem. Por isso, parabenizo todos os procuradores pela conquista e fico feliz em contar com um grupo de procuradores selectos e comprometidos”, disse.

Quem iniciou a palestra falando sobre a estrutura da procuradoria foi a procuradora adjunta do município, Dr. Carolina Pereira Barreto. “Este momento é de grande importância para todos nós e posso dizer que todos os procuradores estão felizes pela entrega da carteira. Utilizaremos a carteirinha para identificar como servidores efetivos do município e, sem dúvidas, é uma forma de reconhecimento pelo exercício da função”, declarou.

Presenças

Marcaram presença na solenidade o Promotor de Justiça, Dr. Sandro Costa; representando a OAB, Luciano Almeida; a presidente dos procuradores do Estado, Maria Menezes; os vereadores Elmo Paixão, Geo Rocha e Conceição da Milenium. Também estiveram presentes os secretários Francisco Carlos (Semeltju), Francisco Nascimento (Seminfra), Enock Ribeiro (SMS), Maria do Carmo (SMAS), Josevanda Franco (Semed), Carlos Mendonça (Indústria e Comércio), o coordenador da Defesa Civil, Emerson Morais, e o comandante da Guarda Municipal de Socorro (GMS), Evilásio Protásio.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Acessibilidade