Comandante da GMS participa de reunião com membros do 5° Batalhão da Polícia Militar para planejar ações durante os eventos carnavalescos do município

Comandante da GMS participa de reunião com membros do 5° Batalhão da Polícia Militar para planejar ações durante os eventos carnavalescos do município

Na manhã desta quinta-feira, 23, o Comandante da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS) Evilásio Protásio, participou de reunião com membros do 5° Batalhão da Polícia Militar, e da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).

O objetivo da reunião foi tratar de toda logística e planejamento para a utilização de efetivo entre as Instituições de segurança pública durante os eventos de carnaval em Nossa Senhora do Socorro.

Na oportunidade o Comandante Evilásio deu as boas vindas ao novo Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Pinheiro.

Fonte: Ascom GMS

Prefeitura inaugura novo espaço para Feira Livre do Conj. Marcos Freire 2

Na quarta-feira, 22, os feirantes e toda a comunidade do conjunto Marcos Freire II só tiveram motivos para comemorar, pois que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, está realizando hoje a inauguração do novo espaço da Feira Livre da localidade. O novo espaço, mais amplo, limpo e organizado, foi projetado especialmente para receber a feira e proporcionar mais conforto e mobilidade aos feirantes e moradores da região.

A obra foi construída com recursos próprios, e de acordo com o Secretário de Serviços Urbanos (Sesurb), José Antonio Paiva, irá garantir uma melhor comercialização de produtos na comunidade. “A população reclamava bastante do antigo local em que se realizava a feira, principalmente por causa do barulho para a montagem das tendas e bancas, além do lixo e mal cheiro após a realização. Agora isso tudo ficou no passado”, declarou.

O feirante Sérgio Santos, falou como era a feira no antigo local e sobre a expectativa de comercializar no novo espaço. “É bom ter um lugar só pra feira, fica melhor de se organizar. Antes era complicado, mas a gente estava um pouco acostumado, a gente espera que o pessoal que mora aqui perto compareça pra gente vender ainda mais”, disse.

O morador da comunidade, Paulo, falou da felicidade de ter um espaço organizado e parabenizou a prefeitura pelo trabalho. “Esse espaço trouxe mais conforto, comodidade e segurança para todos nós e estamos todos felizes. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, comentou.

Prefeitura de Socorro investe no protagonismo e na liderança de jovens estudantes

Na tarde da última terça-feira, 21, 25 jovens participantes do Projeto Protagonismo Juvenil nas escolas, realizado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estiveram reunidos na sede da secretaria. No encontro eles fizeram um balanço das atividades do ano passado e iniciaram as discussões sobre o que será desenvolvido em 2020.

Os estudantes que integram o Comitê Municipal de Protagonismo Juvenil de 2019 foram, em seguida, até a sede da Prefeitura. Eles foram recebidos pelo prefeito Padre Inaldo e pela Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco. No encontro, que aconteceu em clima de conversa, aconteceu a entrega aos líderes dos certificados de participação no Comitê.

A Prefeitura, com este projeto, investe na formação de lideranças e no fortalecimento dos jovens como agentes atuantes e transformadores da realidade em suas comunidades, contribuindo com um futuro melhor para o município. Para o prefeito Padre Inaldo, “proporcionar aos estudantes esta vivência como protagonistas é importantíssimo porque estimula cada um a se envolver, de maneira responsável com escola e sua comunidade e com a busca de soluções para problemas da sua realidade. Não é qualquer tipo de liderança que estamos formando.” Para ele, “ é preciso estimular, cada vez mais, líderes comprometidos com o bem comum, com o bom serviço que podem fazer para melhorar o que está a sua volta. Senti nos jovens estudantes pessoas comprometidas em fazer o bem e dar o melhor de si”, declarou.

Durante o encontro, a professora Josevanda Franco destacou que “com este projeto envolvemos os professores, diretores, a própria secretária, fortalecendo o protagonismo entre os estudantes. Entendendo que precisamos formar líderes conscientes, reflexivos, críticos e capazes de compreender a importância das políticas públicas e através de seu trabalho na escola, na comunidade e nos espaços em que eles atuam fortalecer a sociedade civil. Este é um momento significativo em que a administração do Padre Inaldo reconhece o nascimento destas lideranças e em que nos encontramos com estes alunos para demonstrar o nosso apreço e nossa preocupação e estímulo que estes jovens atuem, de maneira responsável, cada vez mais”, disse.

Na ocasião, a estudante Escola Municipal João Paulo II, Layla Beatriz, 14 anos, falou em nome de todos os estudantes sobre os impactos desta experiência de ser líder e compor o Comitê na vida de cada um. “É uma experiência muito importante, maravilhosa para todos nós. Este projeto nos faz saber sobre o que é ser protagonista e liderar na prática. Estou aprendendo a ter mais responsabilidade, mais maturidade, a lidar com pessoas, a perceber meus erros e melhorar. Quero agradecer ao Padre Inaldo por esta oportunidade de passar por esta experiência de liderança. Muito obrigado mesmo”, disse a jovem.

Para o assessor técnico de protagonismo estudantil e juvenil da Semed, Jonathan Hora, foi um momento único e muito positivo para os alunos que tiveram a oportunidade de trocarem idéias entre si e apresentarem suas impressões sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior. “Entre as atividades que foram desenvolvidas ganharam destaque as produções de vídeos feitas pelos próprios alunos dentro de uma linguagem baseada na educo-comunicação e a primeira vivência étnico-racial que envolveu a participação de 16 escolas. Este encontro hoje com a certificação dos estudantes foi muito positivo o encontro para fortalecer e estimular a ação dos alunos nas escolas”, declarou.

Por: Anderson Muniz

Fotos: Fátima Silva

Integrantes da GMS participaram de reunião para tratar de celebração de Convênio com a SSP

Na manhã desta terça-feira, 21, integrantes da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro (GMS) estiveram reunidos com o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado (SSP), Coronel Andrade, para tratar da celebração de convênio com a secretaria de Segurança Pública (SSP).

Esta reunião objetivou o início das tratativas para a formatação do Convênio, que possibilitará a realização de Curso de Aperfeiçoamento Técnico, para os Guardas Municipais de Nossa Senhora do Socorro. Após a reunião ficou definido quais os procedimentos serão realizados, e em breve uma nova reunião será marcada para a concretização do convênio.

Fonte: Ascom GMS

Prefeitura inicia cadastramento para o Programa de Regularização Fundiária (Reurb)

Ação foi realizada no Conjunto Jardim II

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), deu início na manhã desta terça-feira, 21, ao processo de cadastramento social para o Programa de Regularização Fundiária (Reurb). O trabalho é realizado nas residências, e no Conjunto Jardim II, a ação será realizada até a próxima sexta-feira, 24.

O Programa de Regularização Fundiária (Reurb) tem como objetivo legalizar de forma gratuita as escrituras de moradias para famílias socorrenses. O programa irá atender famílias que comprovem, dentro do cadastramento social, a posse do imóvel de acordo com os pré-requisitos da Lei Federal 13.465/17.

O secretário de Planejamento, Hallison de Souza, falou sobre os próximos passos do Reurb. ”O cadastramento é o primeiro passo da Reurb.  Logo após, a equipe de engenharia irá fazer o levantamento dos imóveis, e daí vai ser elaborado um dossiê, que será analisado pela procuradoria e pela secretaria de planejamento, e aqueles que se enquadrarem nos requisitos da lei, vamos encaminhar para o cartório para que seja feita a certidão de regularidade fundiária, e que seja emitida a escritura de cada imóvel”, explica.

Um dos moradores atendidos pela  equipe durante a manhã foi o senhor Ricardo Jesus, que relatou sobre a importância do programa para os moradores. “Essa iniciativa é bastante louvável, pois a maioria  das casas não tem escritura. Vejo como positiva essa ação da prefeitura, pois moro aqui há seis anos e nunca vi ninguém com essa preocupação”, afirma.

Prefeitura realizará a 10ª edição do projeto “Prefeitura de Socorro em Ação”

A ação será realizada no dia 25 de janeiro na Escola Municipal José do Prado Franco e na Unidade Básica de Saúde Maria Helena

Com o objetivo de levar os serviços prestados pelas diversas secretarias municipais para mais perto dos cidadãos, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realizará no próximo sábado, 25, a 10º edição do projeto “Prefeitura de Socorro em Ação”. Em 2019, o projeto atendeu nove localidades, beneficiando milhares de cidadãos, levando mais saúde, cidadania, educação e lazer para o povo socorrense.

Para abrir o calendário do projeto em 2020, a ação será realizada neste sábado, a partir das 08 horas na Escola Municipal José do Prado Franco e Unidade Básica de Saúde Maria Helena, localizados no Conjunto Maria do Carmo, atendendo também aos moradores das comunidades vizinhas como Neuzice Barreto e adjacências.

Durante o evento, serão realizados diversos serviços de saúde como, testes rápidos de saúde, avaliação nutricional, atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia, vacina, clínico, pediatra, ginecologista, cárdio, urologia, ultrassonografia, exame de lâmina, atualização do cartão da criança, além de disponibilizar agentes de saúde e endemias, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Secretaria de Assistência Social também estará presente e realizará o cadastramento no Cadúnico, informações sobre o Bolsa Família, atendimento sobre Cras e Creas e  atendimento a grupos vulneráveis. Já a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), levará oportunidades de agendamento de entrevistas de emprego, recebimento de currículos e pré-seleção de candidatos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), estará levando orientações quanto o descarte irregular do lixo, dinâmicas ambientais, distribuição de panfletos educativos, ponto de coleta de materiais recicláveis, através da cooperativa Reviravolta e oficina de brinquedos com materiais recicláveis..

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju) e a Secretaria de Cultura (Semcult), irão se unir para proporcionar momentos de lazer com recreação e apresentações de artistas.

Não fique de fora! Compareça e participe!

Prefeitura divulga lista habilitados para sorteio de artistas, bandas e grupos folclóricos

Através do Chamamento Público Nº005/2019, realizado de 14 de novembro de 2019 a 20 de dezembro de 2019), a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), torna público o sorteio de artistas, bandas e grupos musicais e folclóricos que foram habilitados pela comissão de Avaliação Técnica da SMC, que será realizado dia 23 de janeiro, às 10h, na sede da Semcult, localizada a Praça Getúlio Vargas, S/N.

As bandas sorteadas na data acima irão compor o calendário de eventos do município em conformidade com o Chamamento Público. Outrossim, segue em anexo a relação dos Credenciados Habilitados para o sorteio.

Clique aqui e confira a lista!

Escolas da Rede Municipal de Socorro estão com matrículas abertas

Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro está realizando o processo de matrículas do período letivo de 2020. Para os estudantes que não fazem parte da Rede do Município e que desejam ingressar, a matrícula começa nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro. Todas as 44 unidades escolares da rede municipal de ensino, participam deste processo.

As matrículas ocorrem em três etapas. A primeira aconteceu de 25 de novembro a 30 de Dezembro de 2019 e consistiu na renovação de matrículas voltadas para os estudantes que já são alunos da rede municipal e vão permanecer na mesma escola. A segunda etapa, que termina amanhã, dia 17/01, é destinada aos estudantes que desejam sair da escola em que está e ir para outra dentro da Rede. A terceira e última etapa começa na próxima segunda, dia 20 de janeiro e vai até o dia 07 de fevereiro.

Os critérios e procedimentos para a matrícula e renovação de matrícula na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos – EJA, foram estabelecidos pela portaria 290/2019/GS/Semed.

As escolas começam as atividades do ano letivo a partir do próximo dia 12 de fevereiro.

Documentos necessários para a matricula:

1- Do(a) aluno(a):

– duas fotos 3×4;
– cópias do RG e CPF;
– cópia da Certidão de Nascimento;
– comprovante do NIS (Número de Identificação Social);
– cópia do cartão do Sistema Único de Saúde;
– transferência da escola do ano letivo anterior;
– comprovante de vacinação atualizado (para crianças até 6 anos);
– comprovante de residência atualizado.

2- Do(a) responsável:

– cópias do RG e CPF;
– comprovante do NIS (Número de Identificação Social), quando for o caso;
– telefones para contato, preferencialmente celular, e e-mail do pai, mãe ou responsável legal;
– termo de guarda definitivo e/ou provisório, declaração de responsabilidade ou declaração parental são considerados responsáveis para esta finalidade, os avós e tios biológico);
– comprovante e vacinação atualizado (para crianças até 6 anos);
– comprovante de residência atualizado (água, luz e telefone).

As cópias dos documentos devem ser entregues com a apresentação dos originais.

Prefeitura oferece apoio para psicultores do município

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), está intensificando o suporte aos criadores de peixes do município dando continuidade às ações de apoio, ofertadas pelos técnicos da Smap, garantindo que os psicultores ampliem e diversifiquem suas produções. Entre os serviços realizados pela Smap estão a limpeza de tanques, que retira o excesso de lama, além da orientação dos técnicos sobre a criação dos peixes.

De acordo com o secretário de Agricultura, David Fernandes, o auxílio da Prefeitura vem ampliando a criação de peixes em Nossa Senhora do Socorro. “Esse trabalho que estamos realizando faz com que os tanques tenham uma maior capacidade, produzindo mais peixes em uma mesma área, por exemplo, se um tanque tem a capacidade de cinco peixes por metro cúbico, a gente pode aumentar para até 10 peixes”, disse.

Já a diretora de pesca da Smap, Crislaine Bery, falou sobre o apoio técnico oferecido pela prefeitura. “Durante as visitas é feita a coleta da água, para que os níveis de amônia, nitrito, pH, temperatura da água, entre outras características, sejam analisadas. Daí falamos sobre os resultados, caso seja preciso, orientamos os produtores sobre o que deve ser feito para melhorar os níveis”, relata.

O senhor Anilson Gonçalo, um dos produtores do povoado Quissamã, falou sobre a importância do apoio oferecido pela prefeitura. “O apoio que a Prefeitura vem nos dando é muito bom. Sou criador de peixe há quatro anos, e hoje é totalmente diferente, nós temos um melhor acompanhamento, ajudando bastante para uma melhor produção. E agora se aproximando a semana santa a nossa expectativa aumenta”, afirma.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro continua com a operação Tapa-Buraco

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), dá continuidade a Operação Tapa-Buraco.

Nesta quinta-feira, 16, os trabalhos da operação ocorrem na Avenida Coletora, Conjunto Fernando Collor.

Em média são utilizadas 20 toneladas de asfalto por dia de tapa-buraco, que visa garantir mais segurança e conforto aos cidadãos que transitam nessas vias.

Acessibilidade