SMTT realiza visita técnica ao Conjunto Parque dos Faróis para estudar melhorias nas condições de tráfego da região

Na última sexta-feira, 16, o diretor de trânsito da Secretária Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Samuel, e o engenheiro da empresa Camel, André, responsável pelas obras da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) no Conjunto Parque dos Faróis, realizaram uma visita técnica às ruas da comunidade para estudar as possíveis melhorias imediatas que podem ser realizadas na localidade, para melhorar o tráfego na região.

A visita foi motivada pelas reclamações recebidas pela SMTT, devido às condições de mobilidade das ruas que estão prejudicadas devido à execução das obras. O objetivo da ação é minimizar o máximo possível nos próximos dias, os transtornos que os condutores e moradores vêm passando.

“Essa é uma problemática constante devido ao andamento da obra nos trechos das ruas A com 23, Travessa A com rua A, Rua Cruzeiro do Sul com 23. Além das ruas citadas, outros trechos do anel viário como a própria Rua 23 e 24, sentindo o final de linha. A diretoria fez um relato ao representante da empresa que se comprometeu a tomar as devidas providências”, explicou o Samuel.

Ainda de acordo com o diretor, são muitos os relatos e queixas de motoristas e moradores que trafegam pelas vias, mas segundo o Engenheiro André, se tudo ocorrer dentro do previsto, à obra será finalizada até o final deste ano. “Conforme forem sendo finalizados os serviços nos trechos, será iniciado o processo de recuperação das ruas danificadas pela a obra, garantido que os moradores não fiquem no prejuízo, após a conclusão do serviço de saneamento básico no Parque dos Faróis”, garante.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro vai realizar 1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM),  irá realizar na próxima quarta-feira, 21 de agosto, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, ao lado do Centro Administrativo, o  1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica: A Rede em Foco.
O seminário é aberto ao público em geral, mas principalmente para as mulheres socorrenses, como uma forma de fazê-las conhecer os seus direitos, e será realizado das 08h às 13h. A ação reúne ações e serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, segurança pública, entre outros órgãos.
O evento tem como objetivo levar informações acerca da rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como publicizar dados sobre o mapeamento das mulheres em situação de violência no município, que estão sendo acompanhadas pela rede de atendimento montada pela Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), além de direcionar ações futuras que permitam a estas mulheres protagonizarem seu presente e futuro.
O que: Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica
Onde: Centro Cultural Gilson Prado Franco (Sede do Município)
Quando: Quarta-feira, 21
Horário: 08h

Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam de dia de lazer

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS),  promoveu nesta quarta-feira, 14, um dia de lazer para os adolescentes atendidos pelos serviços assistenciais do município. A atividade faz parte das ações desenvolvidas pela SMAS ao longo do ano.

Acompanhados pelas  equipes de todos os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), adolescentes, entre 15 e 17 anos dos CRAS, Zilda Arns, João Alves, Professora Maria Luiza Dantas, Marcos Freire I, Professor José Reis, Conjunto Jardim e Doutor Franklin de Oliveira Ribeiro, Parque dos Faróis,  participaram desse momento de lazer e descontração no Clube da Caixa.

A coordenadora do CRAS Zilda Arns, Gisele Cristina, falou sobre o objetivo da atividade. “Trouxemos o pessoal com o objetivo de proporcionar momentos de lazer e interação social entre eles para que possam desenvolver diversas habilidades, cognitivas e sociais”, disse.

De acordo com a coordenadora da Tenda Cultural, Ana Paula, a ação é uma maneira de atrair mais pessoas para participar das atividades. “Nosso intuito é chamar a atenção desses adolescentes sobre os benefícios de participar das ações e consequentemente atrair novos participantes,” afirma.

Um dos adolescentes que participou da atividade foi Samuel Messias, que falou sobre o que achou do passeio. “Participo de várias atividades na Tenda e hoje gostei bastante de ter participado de mais uma. Elas são muito importantes para o nosso desenvolvimento”, opina.

Outro adolescente que participou do passeio foi Ybraine Sales, que classificou o momento como bastante proveitoso. “Esperamos bastante por essa oportunidade e hoje está sendo bastante legal participar desse momento. Acho bastante importante essas ações, porque tira muitas pessoas da marginalidade”, opina.

Confira a galeria:

SMAS apresenta projetos sociais selecionados em edital e que serão utilizados em benefício dos socorrenses

A Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), através  do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), apresentou na manhã desta terça-feira, 14, no auditório da Praça da Cultura, localizada no conjunto Marcos Freire I, os três projetos sociais vencedores do edital aberto pela secretaria em benefícios dos cidadãos socorrenses. As iniciativas serão financiadas pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e têm o intuito de fomentar a iniciativa social no município.

Essa é a segunda edição, que teve como primeiro vencedor o projeto “Cultura sem limites”, que já realiza atividades na área da cidadania, esporte e música com os cidadãos em diversas localidades. Este ano foram três os projetos selecionados, um deles é o “Pescando memórias: dialogando com você”, que já desenvolve atividades voltadas ao combate ao uso de drogas e também à preservação da identidade e cultura do povoado São Brás, desde 2012.

“Esse projeto é multifacetado e trabalha com cultura, esportes e lazer no geral. Realizaremos oficinas de capoeira, futebol e grafite, além de palestras com profissionais sobre conscientização sobre uso de drogas”, explica o fundador do Pescando memórias, Givanildo Santana.

Outro projeto escolhido aborda uma temática social bastante discutida atualmente: o combate à automutilação e o suicídio de jovens. A representante do Núcleo de Ação Social do conjunto Fernando Collor, Márcia Nascimento, explica a necessidade dessa discussão. “Esse assunto é preocupante pela perda de muitos jovens e requer um cuidado especial com acompanhamento que envolve toda a família”.

Márcia Nascimento também fala sobre o terceiro projeto selecionado, que aborda questões de enfrentamento à gravidez na adolescência. “O projeto será desenvolvido com adolescentes, de até 17 anos, gestantes e seus familiares abordando questões de aceitação, prevenção e o envolvimento familiar na superação desses problemas, além dos cuidados com os bebês e as DST’s”, complementa.

Para a escolha dos projetos selecionados foram levados em consideração alguns indicadores, apresentados pelos profissionais da saúde, representantes da educação e todo o conselho, que é formado por membros da sociedade civil organizada e do poder público.

Prefeitura realiza 1ª Feira Educacional do Programa de Qualificação do Servidor

Como parte dos investimentos na formação e qualificação dos servidores municipais, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad),  iniciou na manhã desta terça-feira, 13, a 1ª Feira Educacional do Programa de Qualificação do Servidor. O evento será realizado até a próxima quarta-feira, 14, no Centro Administrativo, das 8 às 13 horas.
A primeira feira educacional conta com a participação das empresas parceiras como Faculdade Pio Décimo, Universidade Estácio, Universidade Tiradentes, Faculdade São Luis, Colégio Ceme e o curso Yazigi, onde os representantes das empresas procuram sanar todas as dúvidas dos servidores em relação aos benefícios oriundos das parcerias.
O secretário de Administração, Júnior Trindade, falou sobre a realização do evento. “Esse é mais um passo importante que estamos dando no Programa de Qualificação do Servidor. A partir  do pedido do prefeito Padre Inaldo, estamos dando a oportunidade dos servidores conhecerem de perto os benefícios ofertados. Trouxemos as instituições para apresentar aos servidores os cursos e descontos para que assim eles possam escolher qual a melhor opção para se qualificar”, disse.
A coordenadora do Programa de Qualificação do Servidor (PQS), Priscila Alves, resumiu o sentimento com a realização do evento. ” Ter um curso superior é o sonho de muita gente, e o sentimento é de muita alegria com a realização desse evento. Essa é uma ação muito importante para o município, pois faz parte do processo de valorização profissional”, relata.
Os servidores aprovaram a realização do evento, como é o caso do servidor da Semad, Felipe Medeiros. “Eu sou estagiário do curso de direito e procuro me qualificar ainda mais. Me interessei muito pelo curso de inglês, pois aprender outra língua é um diferencial para o mercado de trabalho”, afirma.
A funcionária do cerimonial da Prefeitura, Daniela Albuquerque, falou sobre o que achou da feira e  agradeceu ao prefeito Padre Inaldo pela realização do evento. “Achei ótima a feira. Essa é uma forma de valorização para os servidores e o prefeito pensando nisso está proporcionando a oportunidade para a qualificação dos funcionários. Parabéns ao prefeito Padre Inaldo pela iniciativa”, agradece.

Projeto Soma: iniciativa tem como foco o fortalecimento da Gestão Escolar

Com o objetivo de discutir as ações que colaboram para o fortalecimento da gestão escolar, a Prefeitura Municipal de Nossa do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nos dias 12, 13, 14 e 19, reuniões por agrupamento de unidades escolares. Os encontros acontecem no período da manhã, na Casa dos Conselhos.

A diretora do Departamento de Gestão Escolar, professora Luciana Santos, explica que os encontros representam o primeiro momento do Projeto Sistema de Organização Municipal por Agrupamento (Soma). “Esta iniciativa visa otimizar o desempenho das escolas da Rede Municipal. Para isso, construindo parcerias entre as escolas de cada agrupamento, incrementando ações em todos os aspectos da gestão escolar”, esclarece.

Reuniões

As reuniões contam com momentos de reflexões, alinhamento e apresentação das principais iniciativas que promovem o fortalecimento da gestão escolar. Além disso, há discussões acerca da relevância do projeto para conversação e preservação do patrimônio público numa perspectiva coletiva.
“Quando existe a união entre as escolas é possível fortalecer a gestão escolar e cada vez mais avançar no cenário educacional”, observa a diretora da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, professora Edilde Oliveira Santos.

Segundo a diretora da Escola Municipal Maria da Conceição, professora Sonidez Pereira Silva, é importante promover a socialização e a troca de experiências. “Estamos vivendo um momento enriquecedor de compartilhamento das ações exitosas que são implementadas nas unidades de ensino”, reconhece.

 

Projeto Soma

O Projeto Soma consiste em construir parceria formando agrupamentos para dialogar e incrementar ações com o propósito de solucionar problemas em todos os aspectos da gestão escolar. “A iniciativa sugere equilibrar as diferenças e proporcionar o entrelaçamento entre as gestões , onde uma escola será um ponto de apoio à outra, tendo também a parceria e acompanhamento da Semed”, finaliza Luciana Santos.

 

Por Lívia Lessa

Projeto Colônia Aprendendo na Escola Sustentável (ProCaps) aproxima estudantes da natureza

Na manhã da última segunda-feira, 12, alunos da Escola Municipal Major João Teles, estiveram realizando uma visita para conhecer a horta que está instalada na unidade municipal de ensino José Ferreira Neto.

A visita faz parte do Projeto Colônia Aprendendo na Escola Sustentável (ProCaps), que é realizado em parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), que oferece todo o suporte técnico para execução das ações. O objetivo é levar o projeto para todas as unidades de ensino do município.

Confira a galeria:

Semed divulga o resultado do PSS do Programa Mais Alfabetização

A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga o resultado do Edital N°01/2019 – Processo Seletivo Simplificado (PSS) para cadastro de reserva voluntário do Programa Mais Alfabetização. Para verificar a relação dos aprovados  basta clicar aqui ou no topo desta página.

Programa Mais Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares da Rede Pública Municipal no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Além disso, a iniciativa visa promover a integração dos processos de alfabetização das unidades escolares com a política educacional da rede de ensino integrando as atividades ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e viabilizar atendimento diferenciado às unidades escolares vulneráveis.

O Mais Alfabetização pretende estipular metas do Programa nas unidades escolares participantes no que se refere à alfabetização das crianças do 1º ano e do 2º ano do Ensino Fundamental, considerando o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Convocação

A convocação acontecerá conforme ordem de classificação e disponibilidade do candidato, bem como a necessidade das unidades escolares. O candidato será lotado na escola onde realizou a inscrição. Em caso de desistência, será convocado para lotação o candidato classificado segundo a ordem decrescente de pontos.

Prefeitura irá realizar 1ª Feira Educacional de Qualificação do Servidor

Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), irá realizar a 1ª Feira Educacional do Programa de Qualificação do Servidor (PQS). O evento será realizado, das 9h às 13h, no Centro Administrativo e terá a participação de representantes de unidades de ensino parceiras da Gestão Municipal.

De acordo com a coordenadora do PQS, Priscila Alves, o objetivo do evento é esclarecer e apresentar aos servidores as parcerias que foram firmadas em benefício deles. “Essa é uma atividade expositiva em que os servidores poderão visitar e conhecer as parcerias e saber quanto de desconto cada uma oferece aos servidores, e daí cada servidor vai fazer a avaliação”, esclarece.

Durante a feira estarão presentes representantes do Colégio Ceme, Universidade Tiradentes, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Pio Décimo e o Curso Yazigi.

CONVITE: Prefeitura realizará curso de capacitação para o Registro eletrônico de Construtoras, Obras e Materiais (ReCOM)

O Município de Nossa Senhora do Socorro, com o compromisso de manter atualizadas as ferramentas de gestão do ISSQN, através do Decreto 18.9921/2019, que instituiu o Registro eletrônico de Construtoras, Obras e Materiais (ReCOM).

O ReCOM trata-se de um o sistema eletrônico exclusivo para gerenciamento de dedução de materiais da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza  –  ISSQN, quando da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e), referente aos itens 07.02 e 07.05 da lista de serviços da Lei Complementar Municipal nº 116, de 14 de dezembro de 2016

Com o objetivo de melhorar a comunicação com as Construtoras, está marcada uma reunião para orientações e dúvidas com as construtoras e respectivos contadores sobre o Registro eletrônico de Construtoras, Obras e Materiais  (ReCOM), que ocorrerá  nos dias 14 e 15 de Agosto de 2019, das 10:00 à 12:00 em ambos os dias, no auditório da Secretária Municipal de Saúde, localizada na Praça Getúlio Vargas, sede do município.

 Desde já contamos com sua presença.

Acessibilidade