O aplicativo foi criado pelo Governo Federal para auxiliar a população a denunciar os casos de violência doméstica em tempos de pandemia

Sabemos que nos tempos difíceis que estamos vivendo, em meio à pandemia do novo Coronavírus, é necessário que fiquemos em casa o máximo possível. Mas nem sempre a convivência em casa é tranquila é segura, por isso, o Governo Federal criou o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”. O aplicativo serve como auxílio à população para a realização de denúncias de, por exemplo, violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e violência contra o idoso.

O aplicativo “Direitos Humanos Brasil” foi lançado durante a pandemia para facilitar o acesso da população aos serviços do Disque 100 e 180. O aplicativo funciona através de um cadastro onde a denúncia é feita de forma anônima, sem qualquer tipo de identificação, e possui a opção de anexar fotos e vídeos. O aplicativo pode ser usado não apenas pela vítima, mas também por um vizinho ou alguém próximo. Por isso, é importante manter-se atento a sua vizinhança. Qualquer tipo de violação aos direitos humanos será recebido e atendido.

Após a denúncia ser feita, a segurança pública fará o encaminhamento da vítima, em Socorro será através do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), e em seguida para os serviços de proteção, ou seja, para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nossa Senhora do Socorro possui dois CREAS que são referência no estado, um no Marcos Freire e outro no Parque dos Faróis, onde todos os auxílios à vítima serão realizados com acompanhamento psicossocial, assessoria jurídica e com articulação com os serviços de saúde para o atendimento clínico.

Para baixar o aplicativo basta acessar esses links:

  • Sistema Android –

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.direitoshumanosbrasil

  • Sistema IOS –

https://apps.apple.com/br/app/direitos-humanos-brasil/id1505861506

Acessibilidade