Ação tem como tema principal o “Racismo, um preconceito que gera desigualdade”

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), deu início, na manhã desta sexta-feira, 29, ao 1° Encontro de Cultura Negra de Socorro. A solenidade aconteceu na Praça da Cultura “Cantor Rogério”, no Conjunto Marcos Freire I, e contou com a presença de autoridades do município.

Dentro das ações que marcam o mês dedicado a conscientização a respeito da população negra, a Prefeitura de Socorro com o apoio de empresas parceiras promove, nos dias 29 e 30 de novembro, o 1º Encontro de Cultura Negra de Socorro para discutir o tema “Racismo, um preconceito que gera desigualdade”.

O secretário da Cultura, Natan Reis, falou sobre a importância do evento. “Este é um momento de luta, pela tolerância religiosa, pelo respeito à cor, às etnias. Estamos aqui pela manutenção dos direitos, porque o que importa é a essência das pessoas”, comentou.

O Prefeito Padre Inaldo comentou sobre o tema a ser debatido no encontro. “Durante esse encontro poderemos ver um tema tão importante para a sociedade sendo debatido através de uma programação cheia de apresentações e oficinas sobre a cultura negra. Esse é um projeto de valorização à cultura negra, contra o preconceito e a discriminação”, declarou.

A Mãe de Santo, Silvia de Oxumopará, falou da forma como o evento atende toda a sociedade. “O encontro foi feito para todos, a cultura negra é para todos, de qualquer crença, raça e cor. É um evento inclusivo”, declarou.

O evento contará em sua programação, nos dois dias, com oficinas, mesas redondas, feira preta, mostra culinária de terreiro, além de apresentações culturais e shows com o grupo Afro Cultural Afoxé de Odé, Grupo Reggae e a Orquestra de Atabaques de Sergipe.

Já no período da tarde foi realizadas diversas oficinas, a exemplo de percussão e turbantes. Logo em seguida foi iniciada uma roda de conversa que teve como tema “a mulher negra com a palavra”.

Por: Janaína Costa (Estagiária)

Fotos: Douglas Oliveira

Confira mais fotos

Acessibilidade