Os alunos da Escola Municipal João Garcez Vieira participaram na manhã da última quarta-feira, 27, da primeira aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As atividades foram ministradas pelos policiais Genivaldo dos Santos e Francisco Martin.

Na oportunidade, os policiais entregaram aos alunos do 5° ano uma cartilha e conversaram sobre as ações de combate à violência no espaço escolar. A técnica da Diretoria de Educação, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Nárya Gorete Viana, acompanhou as atividades.

O curso é ministrado por instrutores da Polícia Militar, qualificados como educadores. No final das atividades o aluno tem direito a formatura e certificação.

Proerd

A Polícia Militar de Sergipe (PMS) implantou o Proerd no ano 2000 com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade por meio da redução do consumo de drogas e a diminuição dos danos causados pelos entorpecentes.

A iniciativa consiste em realizar esforços cooperativos entre a Polícia Militar, escola e família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.

Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar, devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.

Com ações direcionadas a toda comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Unidades escolares

Em 2005 o Proerd foi introduzido nas escolas da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro e em 2019 as escolas municipais Neuzice Barreto, localizada no conjunto Piabeta e João Garcez, no Loteamento Santa Cecília, já participam do projeto.

Por: Lívia Lessa

Acessibilidade