Com o objetivo de discutir as ações que colaboram para o fortalecimento da gestão escolar, a Prefeitura Municipal de Nossa do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nos dias 12, 13, 14 e 19, reuniões por agrupamento de unidades escolares. Os encontros acontecem no período da manhã, na Casa dos Conselhos.

A diretora do Departamento de Gestão Escolar, professora Luciana Santos, explica que os encontros representam o primeiro momento do Projeto Sistema de Organização Municipal por Agrupamento (Soma). “Esta iniciativa visa otimizar o desempenho das escolas da Rede Municipal. Para isso, construindo parcerias entre as escolas de cada agrupamento, incrementando ações em todos os aspectos da gestão escolar”, esclarece.

Reuniões

As reuniões contam com momentos de reflexões, alinhamento e apresentação das principais iniciativas que promovem o fortalecimento da gestão escolar. Além disso, há discussões acerca da relevância do projeto para conversação e preservação do patrimônio público numa perspectiva coletiva.
“Quando existe a união entre as escolas é possível fortalecer a gestão escolar e cada vez mais avançar no cenário educacional”, observa a diretora da Escola Municipal Mariana Prado Vasconcelos, professora Edilde Oliveira Santos.

Segundo a diretora da Escola Municipal Maria da Conceição, professora Sonidez Pereira Silva, é importante promover a socialização e a troca de experiências. “Estamos vivendo um momento enriquecedor de compartilhamento das ações exitosas que são implementadas nas unidades de ensino”, reconhece.

 

Projeto Soma

O Projeto Soma consiste em construir parceria formando agrupamentos para dialogar e incrementar ações com o propósito de solucionar problemas em todos os aspectos da gestão escolar. “A iniciativa sugere equilibrar as diferenças e proporcionar o entrelaçamento entre as gestões , onde uma escola será um ponto de apoio à outra, tendo também a parceria e acompanhamento da Semed”, finaliza Luciana Santos.

 

Por Lívia Lessa

Acessibilidade