A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforça o compromisso de oferecer aos socorrenses uma educação pública de qualidade. A partir da compreensão desta responsabilidade, a Rede Municipal abraça a proposta da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e nove unidades de ensino se inscrevem no Programa de Escolas Associadas (PEA).

“Diante da globalização e considerando a importância do intercâmbio e troca de experiências, participar da rede PEA representa um avanço nos processos que orientam uma educação focada nos princípios dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz” apresenta a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco.

Apoio da Semed

Antes do processo de inscrição das escolas foram realizados três encontros: o primeiro para a apresentar o programa e as suas especificidades, o segundo foi por agrupamento das escolas e o terceiro para o acompanhamento técnico e tradução do formulário.
O técnico da Inspeção Escolar, professor Luiz Eduardo de Andrade Lima, explica que a inscrição foi realizada em português e inglês.

“Os gestores fizeram o preenchimento do formulário em português e, logo em seguida, fiz a tradução para língua inglesa. Neste momento, prestamos o suporte da parte técnica e ressaltamos a importância e necessidade dos diretores terem o currículo lattes atualizado”, esclarece.

Além do suporte para a realização da inscrição, a Semed prestou todo apoio e assistência desde as orientações até a tradução do formulário. “Todas as propostas têm um cunho pedagógico o que irá favorecer o processo de ensino e aprendizagem”, explicou. “A adesão ao programa além de promover a melhoria da qualidade do ensino, irá divulgar e compartilhar para o mundo as ações exitosas que já são realizadas na Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro”, aponta a técnica do Departamento de Gestão Escolar, Fabiana Araújo.

PEA

O PEA é um programa que reúne escolas comprometidas com a promoção dos ideais, valores e prioridades da Unesco. O objetivo principal é criar uma rede internacional de escolas que trabalham a Cultura da Paz em suas propostas pedagógicas.
A rede PEA surgiu logo após a criação da Unesco, em 1953. Mas no Brasil começou em 1969. Atualmente, a iniciativa envolve mais de 10 mil unidades de ensino espalhadas por 182 países.

O principal benefício é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.

Confira a relação das escolas inscritas:

  • EMEI Irmã Dulce
  • EMEI Aparecido dos Santos (Cido Capunga)
  • E.M. Aberlado Pereira de Melo
  • E.M. Anália Vieira Figueiredo
  • E.M. Eduardo Viana
  • E.M. Nair Menezes Santos
  • E.M. José Ferreira Neto
  • E.M. Padre Pedro
  • E.M. Neuzice Barreto de Lima

Por: Lívia Lessa

Acessibilidade