A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã da segunda-feira, 16, e nesta terça-feira, 17, duas reuniões extraordinárias a fim de discutir a criação de um plano de contingência e estratégias sobre o fluxo de atendimento aos casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19).

As reuniões, que aconteceram no auditório da SMS e no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, respectivamente, contaram com a presença das coordenações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Atenção Básica e Saúde Bucal, além de Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Agentes de Saúde e a Biomédica responsável pelo laboratório municipal, além de vários profissionais da área da saúde.

A recomendação inicial é intensificar a educação quando a prevenção com medidas de higienização das mãos e superfícies, além de evitar aglomerações. O paciente que apresentar os sintomas do Covid-19 (tosse seca, dificuldade para respirar, febre alta, histórico de viagem ou contato com casos suspeitos), deve ficar em casa e ligar para a Atenção Básica no número (79) 98802-7317 ou mandar uma mensagem no WhatsApp (79) 99879-4829, para receber orientações e a visita das equipes de saúde.

Se, depois da avaliação clínica, o caso for considerado suspeito, a equipe do Laboratório Municipal realizará a coleta da secreção respiratória e o resultado do exame fica pronto em até 24h.

O paciente que for até a Unidade Básica de Saúde, passará pela avaliação clínica e poderá ser internado em isolamento pela equipe médica para a realização do exame.

A coordenadora da atenção básica, Clécia Oliveira, informa que as Unidades de Saúde já receberam as orientações necessárias. “Intensificamos a limpeza em todas as unidades e o reforço nos equipamentos de proteção individual já está sendo enviado. Neste momento é importante proteger tanto os pacientes quanto os servidores” explica.

Acessibilidade