Aproximadamente 450 professores da Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora do Socorro participam do evento

Discussões e reflexões sobre a implantação do “Currículo de Sergipe” nas unidades educacionais da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro, marcaram a abertura da III Jornada Pedagógica do município, realizada na manhã da terça-feira, 05, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto.

O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação de aproximadamente 450 professores. Este ano o tema central da Jornada pedagógica é “Reflexões sobre o Currículo de Sergipe: implementação e ação na sala de aula” e as atividades e debates seguem sendo realizados até a próxima quinta-feira, 07.

Durante a abertura da III Jornada, o prefeito Padre Inaldo, elogiou e reconheceu a responsabilidade dos professores, técnicos e gestores que não medem esforços para promover melhorias contínuas no cenário educacional do município.

“Diante de tantos avanços e conquistas na educação do nosso município, eu agradeço o empenho e o esforço da ex-secretária, professora Marieta Barbosa, e reconheço também o comprometimento, dedicação e empolgação da atual secretária, professora Josevanda Mendonça Franco, que desde o momento que assumiu a função presta a sua contribuição à Semed”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, a secretária comentou que ao longo dos três dias de realização do evento serão realizadas discussões e reflexões sobre a implementação do currículo sergipano e das ações que culminam para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal.

“Quero agradecer ao prefeito pela confiança em meu trabalho e no dos técnicos que se dedicam para transformar a educação de Nossa Senhora do Socorro numa referência nacional”, anunciou Josevanda Mendonça Franco. No último dia as oficinas acontecerão na Faculdade São Luís de França, localizada na capital sergipana.

 

Reconhecimento e valorização dos professores

Ainda de acordo com a secretária, as escolas do município contam com ótimos profissionais.  “A nossa secretaria está pronta para oferecer aos professores o que existe de melhor na perspectiva da construção de uma educação, conforme o que está previsto na Constituição Federal, ou seja, uma educação universal, pública e de qualidade. Todos nós temos consciência da nossa responsabilidade, sabemos que a Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro já apresenta consideráveis avanços e estamos dispostos a fortalecer ainda mais todo esse trabalho”, anunciou, ao afirmar que se sente muito honrada ao dar continuidade ao que foi feito pela ex-secretária.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Paiva, também participou da abertura da jornada e comentou sobre a importância dos educadores na formação das crianças e jovens. “Tenho um imenso carinho pelos professores. São profissionais que fazem a diferença na vida de todos nós”, frisou. Na ocasião, a gestora representou todos os secretários do município.

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica promove um espaço de debate e o aprimoramento da prática pedagógica. Neste contexto, possibilita a sistematização dos saberes locais e universais no âmbito da escola com o intuito de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes.

Para a palestrante e representante do Ministério da Educação (MEC), a professora Gabriela Zelice, a realização da Jornada Pedagógica é de extrema importância. “Após a elaboração do currículo, o momento é de formação dos professores. Neste contexto, Nossa Senhora do Socorro sai na frente com essa iniciativa. As redes municipais têm autonomia para executar o currículo e este é o momento da rede municipal se apropriar dos conhecimentos para mostrar como o documento se materializa em sala de aula”, disse, ao elogiar a organização do evento e parabenizar a Prefeitura e a Semed.

Conforme explica a  representante do MEC, o Currículo de Sergipe  foi elaborado em regime de colaboração com os 75 municípios, o documento aponta competências princípios, direitos, objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental considerando as especificidades da cultura local.  “É inegável que a gestão da Semed está preocupada com o fazer pedagógico. Por isso, busca capacitar os professores diante dessa nova realidade”, complementou Gabriela Zelice.

Currículo Funcional Natural

Além das discussões sobre a implementação do Currículo Sergipano, o encontro promove debates sobre a importância da Avaliação Escolar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e reflexões sobre a Educação Especial na perspectiva do Currículo Funcional Natural.

A assessora técnica da Semed, a mestra em Educação Especial, Sandra Baldin, esclareceu que Currículo Funcional Natural tem como foco as necessidades e habilidades do aluno. “Ao realizar um trabalho com uma criança com deficiência, numa perspectiva inclusiva, o foco é a necessidade individual. Em Nossa Senhora do Socorro, este tipo de atendimento é feito de maneira isolada e o nosso objetivo é levar o modelo para toda a Rede Municipal de Educação”, ressaltou Sandra Baldin, ao comentar que a Semed busca oferecer todo o apoio necessário aos educadores com o intuito de promover a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.

Professores elogiaram a iniciativa

Os docentes elogiaram a Semed pela realização do evento. Para a professora da Creche Dom Helder, Soraya Maneiro, o encontro é um momento enriquecedor para ampliar os conhecimentos. “É de suma importância a formação continuada do professor, pois na vivência acadêmica  temos apenas uma representação do que iremos encontrar em sala de aula e quando participamos de uma capacitação temos a oportunidade de esclarecer as dúvidas com estudiosos da área e profissionais renomados”, disse.

Compartilhando desta mesma opinião, a professora da Escola Municipal João Garcez Vieira, localizada no povoado de Santa Cecília, Joelina Andrade, parabenizou a equipe organizadora do encontro. “A Jornada Pedagógica possibilita também a troca de experiências entre outros educadores”, afirmou.

 

Presenças

Marcaram presença no evento o secretário municipal de Saúde, Enock Luiz;  secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Nascimento; Secretário de Agricultura, Davi Lopes; sub-coordenador da Defesa Civil, Emerson Campos; o representante do comandante da Guarda, Carlos Antônio.  Estiveram presentes também os representantes do poder legislativo municipal, os vereadores Geovânia Rocha, Maria da Conceição Ferreira, pastor Antônio Cláudio Ferreira, José Hercílio dos Santos e João Dias Filho.

Por: Lívia Lessa

Fotos: Antonio Carlos

Acessibilidade