Iniciativa visa beneficiar jovens de 14 aos 24 anos, com oportunidades de emprego e qualificação profissional

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro iniciou nesta quinta-feira, 07, através da Secretaria Municipal do Trabalho (Semtrab), o 1º Movimento Jovem Aprendiz Socorrense. A ação, que terá continuidade na sexta-feira, 08, tem como principal objetivo preparar os jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho com cursos nas áreas industrial, administrativa e de atendimento, bem como realizar os encaminhamentos dos cidadãos para oportunidades de emprego.

Durante os dois dias de evento serão ofertadas 1500 vagas em cursos profissionalizantes, a fim de preparar os jovens socorrenses para ingressar no mercado de trabalho. “Nosso intuito com esse primeiro evento focado exclusivamente nos jovens, é garantir que desde cedo eles tenham oportunidades para competir no mercado de trabalho. Quanto antes essas pessoas conseguirem adquirir experiência e aprendizado, mais cedo elas conseguirão garantir seu lugar no mercado de trabalho”, garante o secretário de Trabalho do município, Alessandro Santos.

A jovem Izabella Barros, de 17 anos, fez questão de chegar cedo ao evento para garantir uma vaga nos cursos de capacitação. “Eu vi a postagem da Prefeitura e vim aproveitar, porque essa e uma excelente oportunidade para quem quer conquistar o primeiro emprego. Vim buscando cursos, para me qualificar, pois eu sou jovem e quero trabalhar”, afirmou.

Quem também fez questão de continuar buscando qualificação foi a estudante, Daiane Lima, de 16 anos. “Eu já participo dos cursos ofertados pela secretaria há dois anos, e gosto muito! Aqui são ofertadas várias oportunidades de emprego e qualificação e eu aproveito todas. É muito difícil encontrar emprego, mas eu sei que é preciso perseverar e que uma hora ele chega e eu tenho que estar pronta para ele”, acredita.

Amanhã as atividades continuam no 1º Movimento Jovem Aprendiz Socorrense, onde também estão sendo ofertadas oficinas de artesanato, capacitação para entrevistas de emprego e, após o término dos cursos, haverá encaminhamentos para empresas parceiras da Secretaria do Trabalho, nas áreas do Comércio, Indústria e Serviços.

Por: Gabriele Frades

Fotos: Edilson Menezes

Acessibilidade