Com o objetivo de promover o alinhamento das demandas do Censo Escolar a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio das ações do Departamento de Planejamento, Avaliação e Convênios (Depac), realizou na manhã desta quarta-feira, 12, a Reunião Técnica de Capacitação sobre o Censo Escolar – Matrícula inicial 2019. O evento aconteceu no Auditório da Secretária Municipal da Saúde, em Nossa Senhora do Socorro.

A diretora do Depac, Lilian Ramos, explica que a iniciativa considera a importância de alinhamento das demandas do Censo de acordo com as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “É primordial que os responsáveis pela inserção dos dados, estejam cientes que somente as escolas que declararem suas informações ao Censo Escolar participam dos programas federais que são tão importantes para a melhoria das condições estruturais e pedagógicas das nossas unidades educacionais”, salientou a diretora do Depac, Lilian Ramos.

 

Censo Escolar

O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e Educação Profissional sendo a principal base informadora de dados para liberação dos recursos financeiros dos programas do governo federal em favor das unidades de ensino. “É necessário alimentá-lo através do Sistema Educacenso com atenção às normas estabelecidas e aos prazos”, explicou Lilian Ramos.

Os diretores escolares elogiaram a iniciativa. Para a diretora da Escola Municipal José Ferreira Neto, professora Camilla Alves, a capacitação foi de extrema importância para dirimir as dúvidas. “Excelente a palestra, intitulada Orientação sobre a Matrícula Inicial 2019, conduzida pela professora Kátia Maria Chagas Monteiro. É uma ótima oportunidade para obtermos mais informações acerca do Sistema Educacenso”, declarou.

Compartilhando desta mesma opinião, o diretor da Escola Municipal Apulcro Mota, Antônio Menezes dos Santos, parabenizou a Semed pela a iniciativa. “Neste evento aprendemos mais sobre o Censo Escolar. Com a veracidade das informações é possível promover a melhoria da qualidade do ensino” finalizou.

Por: Lívia Lessa

Acessibilidade