UPA do conjunto Jardim já está funcionando e possui capacidade para realizar cerca de 400 atendimentos diários 

Na noite de segunda-feira, 16, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vereador Jairo Joaquim dos Santos, localizada no conjunto Jardim. Com capacidade para atender cerca de 400 pacientes diariamente e com funcionamento 24h, a unidade de saúde, que já iniciou o seu atendimento à população, é a maior construída no interior sergipano e tem capacidade para realizar todo atendimento de primeiros socorros, raio-x, exames laboratoriais, além de contar com leitos de estabilização.

Devido à eminência da pandemia da COVID-19, seguindo as orientações das entidades mundiais de saúde, adotadas em todo Brasil e no mundo, que não recomendam a realização de atos onde haja aglomeração, a fim de evitar a propagação do novo Coronavírus e a contaminação de pessoas, o ato solene da inauguração foi cancelado, porém priorizando o início das atividades de atendimento a população, as atividades da UPA já foram iniciadas.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Enoque Ribeiro, a UPA beneficiará principalmente, os moradores dos conjuntos Jardim, Parque dos Faróis, Guajará, Pai André e dos povoados Bita, Oiteiros, Lavandeira e Quissamã. “Aqui temos um pronto atendimento de urgência e emergência 24h para diversos casos. Nebulização, procedimentos e condições de atender pacientes em caso de infarto e estabilizar, com serviços de porta aberta para qualquer situação, esse é um investimento grandioso para a comunidade socorrense”, destacou.

 

Para receber atendimento de urgência os moradores da região necessitavam se deslocar até o Hospital José Franco, Nestor Piva e até mesmo para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). A nova unidade irá refletir diretamente na diminuição no fluxo de pacientes nestas unidades, como afirma a dona de casa Luciene da Cruz, moradora do conjunto Jardim. “A nossa UPA está muito linda, uma coisa muito boa para nossa população aqui das redondezas, muito bom não ter que ir pra outro lugar mais longe em caso de uma urgência. Eu mesma, não quero ficar doente, mas é bom saber que agora temos um hospital aqui muito perto da nossa casa”, pontuou.

Presente no ato de início dos atendimentos da UPA, o prefeito Padre Inaldo destacou a importância de concluir uma obra tão esperada pela comunidade e que por muito tempo ficou parada. “Quando assumimos a gestão há três anos, a gente assumiu também o compromisso de terminar essa obra e entregar esse presente para a população socorrense, por isso, hoje estamos vivendo um momento muito feliz com a certeza de que essa unidade de pronto atendimento vai trazer inúmeros benefícios para a população”, ressaltou.

Investimento

Em 2017, quando a gestão do prefeito Padre Inaldo assumiu o município de Nossa Senhora do Socorro, a UPA foi encontrada totalmente abandonada, havendo a necessidade da Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), refazer todo o processo licitatório, bem como todo o processo para compra dos aparelhos médicos.

Para construir a unidade foram investidos R$ 3.263.290,70, sendo que, R$ 1 milhão dos recursos foram de caixa próprio do município. São 1.328,68m² de área construída que engloba, dentre outros ambientes, alas de observação, consultórios e salas de inalação, observação, eletrocardiograma, curativo, emergência, espera, aplicação, gesso e farmácia, além de toda a estrutura administrativa.

Por: Ana Lúcia Carmo

Fotos: Neandes Rafael e Antonio Carlos

Confira a galeria de fotos:

Acessibilidade