A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vereador Jairo Joaquim dos Santos, situada no Conjunto Jardim, em funcionamento desde o início do seu de março deste ano, conta com uma estrutura montada especialmente para atender de forma segura e eficiente os pacientes com síndromes respiratórias e gripais, principais sintomas da Covid-19.

Toda a unidade é equipada com sistema informatizado e a triagem é feita logo na recepção. No momento em que os pacientes que procuram a unidade, os atendimentos de síndromes gripais são realizados separadamente do atendimento clínico.

A coordenadora de enfermagem da UPA, Caroline Reis, garante que essa é uma forma de evitar o contato e a exposição ao vírus. “Estamos tomando todos os cuidados e essa divisão nos atendimentos evita o contato e a proliferação do vírus dentro do ambiente hospitalar, protegendo tanto os pacientes quanto os funcionários” ressalta a enfermeira.

Caso preencha os requisitos, a coleta para o teste de PCR – exame para detecção do vírus causador da Covid-19, é realizado ainda na UPA e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen-SE) para obtenção do resultado. O médico clínico geral da UPA, Ikaro Cardoso, explica quais são os requisitos. “Os testes são realizados nos pacientes que apresentam sintomas entre cinco e sete dias, só dentro desse período é possível garantir a eficácia no resultado do exame” relata o médico.

Diariamente, diversas pessoas procuram atendimento na UPA. Dona Silvana Mariano, que tinha acabado de sair da unidade com o marido contou que ficou satisfeita com o atendimento. “Meu marido foi muito bem atendido e sem demora. Agora não precisamos mais sair daqui para longe para procurar um médico”, conta a moradora.

Texto: Lucas Danrley (Estagiário sob supervisão)

Fotos: Wallison Sousa

Acessibilidade